Sabatina

Senado marca data para sabatina de Gabriel Galípolo como diretor do Banco Central

Sessão com Galípolo e Ailton Aquino, também indicado ao BC, ocorrerá no dia 27, após a decisão do Copom

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo  - Foto: Washington Costa/MF

Os indicados para o corpo de diretores do Banco Central, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, serão ouvidos por senadores no próximo dia 27 de junho. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, Vanderlan Cardoso (PSD/GO), anunciou a data nesta quarta-feira.

Os dois nomes foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o comando das diretorias de Política Monetária e de Fiscalização. Galípolo ainda ocupa o cargo de secretário-executivo da Fazenda, sendo o número 2 da pasta. O nome dele - ao assumir um posto estratégico na cúpula do BC - já é cotado para eventual indicação à presidência da autarquia, quando o mandato de Roberto Campos Neto terminar no fim de 2024.

Já Ailton Aquino é o atual auditor-chefe no Banco Central e tem mais de 25 anos de casa. A diretoria de Fiscalização tradicionalmente é ocupada por nomes internos.

Em nota, o senador Vanderlan Cardoso diz que a Comissão de Assuntos Econômicos está "empenhada em promover um debate qualificado e construtivo" durante as sabatinas e pontua que os dois nomes atuarão em favor da “estabilidade de preços e do desenvolvimento do país”.

A sessão ocorrerá na quarta-feira posterior à reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne a cada 45 dias para decidir a taxa básica de juros da economia. Será exatamente no dia da divulgação da ata do Copom.

“Nesse momento de análise e discussão, os membros da comissão terão a oportunidade de avaliar as competências e qualificações dos indicados, bem como esclarecer questões pertinentes ao desempenho de suas futuras funções”, diz a assessoria da Comissão de Assuntos Econômicos.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter