Senado recebe projeções em lembrança a mortos por Covid e a movimentos estudantis
As torres do edifício principal do Congresso voltam a receber, nesta terça-feira (11), projeções de frases alusivas à pandemia e ao movimento estudantil brasileiro. Na segunda-feira (10), as mais de 100 mil vítimas por covid-19 no país já haviam sido lembradas em evento similar.
Nesta terça, comemora-se o Dia do Estudante no Brasil e as frases #LUTECOMOUMESTUDANTE" e "UNE, UBES e ANPG" serão exibidas por solicitação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que recebeu apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). As projeções a laser poderão ser vistas nas torres do Congresso Nacional das 18h às 20h30.
Leia também
• Com 100 mil mortos pela Covid, Bolsonaro critica isolamento e acusa Globo de espalhar 'pânico'
• Bolsonaro foi preponderante para termos 100 mil mortes por Covid, diz Mandetta
• Congresso e STF decretam luto pelos 100 mil mortos de Covid-19
— Acreditamos que esse evento seja importante para que o atual momento não passe batido. Para nós é importante prestar essa homenagem, pensando principalmente nas famílias que perderam alguém para a covid-19, e também afirmar as bandeiras em defesa dos direitos estudantis fundamentais — explica o diretor de Relações Institucionais da UNE, Filipe Eith.
Extensão
As projeções foram autorizadas pelas presidências das duas Casas do Congresso. No Senado, o ofício para solicitar autorização para os eventos foi feito pelo senador Flávio Arns (Rede-PR). Relator da PEC 26/2020, que institui um novo Fundeb, Arns alegou no documento ter recebido "incontáveis manifestações de apoio à relatoria e solicitações diversas alusivas ao assunto."
Na terça-feira (18), em virtude da votação no Senado da PEC do Fundeb, já aprovada na Câmara, as entidades estudantis estenderão, no gramado do Congresso, uma faixa de 35 metros de largura por 10 metros de altura com a frase "Em defesa de nossas Escolas, Aprova Fundeb".