CIRURGIA DE LULA

Senadora Mara Gabrilli acusa Lula de capacitismo: "Passou da hora de estudar mais"

Declaração do presidente foi dada em meio a comentários sobre o período pós-operatório que ele terá de enfrentar

Senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP)Senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) - Foto: Reprodução/Internet

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) classificou declarações do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que atrelou a ideia de beleza ao não uso de muletas ou andador, como uma "fala capacitista".

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira, a parlamentar, que é tetraplégica, defendeu que o auxílio dos suportes para pessoas deficientes "não enfeia ninguém, tampouco subtrai o potencial do ser humano".

— Vemos o quanto a pessoa deve lutar para conseguir exercer cidadania neste país. Estamos falando de tecnologias assistivas, ferramentas que Lula deveria trabalhar para garantir aos brasileiros — frisou Gabrilli, acrescentando que “passou da hora de o presidente estudar mais sobre o universo das deficiências”.

 

A fala de Lula ocorreu durante o programa Conversa com o Presidente, veiculado todas as semanas nas redes sociais do chefe do Executivo. Na transmissão, o petista comentava o período pós-operatório que terá de enfrentar após se submeter a uma cirurgia no quadril, marcada para a próxima sexta-feira.

— Até lá vou ficar aqui em Brasília, não vou poder pegar avião. Vou trabalhar normalmente. O (Ricardo) Stuckert (fotógrafo do presidente) não quer que eu ande de andador. Ele já falou: "Não vou filmar você de andador" — disse Lula na live.

— Então significa que vocês não vão me ver de andador ou de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado.

O presidente, que sente dores no quadril desde agosto de 2022, também afirmou que a cirurgia não foi realizada antes para que as pessoas não achassem que ele está velho.

Para Mara Gabrilli, as declarações do presidente na live são recrimináveis porque ele "deveria enaltecer a diversidade humana ao invés de diminuir as diferenças". A senadora ficou tetraplégica após sofrer um acidente de carro em 1994.

No ano passado, ela concorreu à vice-presidência na chapa com Simone Tebet (MDB), hoje ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil.

Veja também

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário
STJ

Lula se queixa de "supremacia branca" em cerimônia do Judiciário

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais
Eleições são Paulo

Dono da mansão em que Marçal mora, advogado vira o maior doador da campanha e promete ainda mais

Newsletter