Logo Folha de Pernambuco

ORÇAMENTO

Senadora Rose de Freitas é eleita presidente da Comissão do Orçamento

A parlamentar do MDB foi eleita por aclamação

Senadora do MDB foi eleita por aclamação e pediu prioridade da comissão para áreas consideradas estratégicasSenadora do MDB foi eleita por aclamação e pediu prioridade da comissão para áreas consideradas estratégicas - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Polít

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) foi eleita, hoje (7), presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO). Não é a primeira vez que ela chega ao posto. A senadora foi a primeira mulher a assumir a presidência da comissão em 2015 e agora sucede Flávia Arruda, deputada do PL-DF, que se licenciou do mandato em março para assumir o cargo de ministra da Secretaria de Governo.

A senadora do MDB foi eleita por aclamação e pediu prioridade da comissão para áreas consideradas estratégicas. “Áreas estratégicas, como ciência e tecnologia, agricultura e educação, devem ser priorizadas nesta Casa. Devem ser objeto de discussão permanente dentro do planejamento, e não o socorro que se pede de uma hora para outra, [dizendo que] se não fizer isso vai fechar tal ministério, se não fizer isso não paga as vacinas, as escolas”.

Segundo a presidente eleita da comissão, “não é o improviso que vai ditar o desenvolvimento que o país precisa retomar”. Ela disse ainda que as obras inacabadas devem entrar como prioridade no Orçamento. Rose de Freitas defendeu a criação de uma coordenação para tratar de obras paradas.

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), se comprometeu a apresentar “o mais breve possível” uma primeira versão do seu relatório. A ideia é abrir logo o prazo para apresentação de emendas dos parlamentares e de bancadas estaduais.

A data para a votação do relatório final da LDO foi agendada para 13 de julho, com encaminhamento do parecer da comissão à Mesa do Congresso em 14 de julho.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter