Logo Folha de Pernambuco

Denúncias de assédio

Pré-candidatos à presidência criticam presidente da Caixa, acusado de assédio sexual

As denúncias de assédio são investigadas pelo Ministério Público Federal

Presidente da Caixa, Pedro GuimarãesPresidente da Caixa, Pedro Guimarães - Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Os pré-candidatos à Presidência da República criticaram nesta quarta-feira o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, que foi acusado por colegas de trabalho de assédio sexual. As denúncias são investigadas pelo Ministério Público Federal.

Diante das acusações, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) pediu a "demissão sumária" de Guimarães.

— É inadmissível. A mulher precisa ser respeitada. A cara mais pobre do Brasil é a de uma mulher. (...) Elas não devem sofrer caladas — disse ela durante a participação em um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A parlamentar ainda afirmou que já sofreu "assédio sexual" em ambiente de trabalho e "violência política". — Agora temos como denunciar — completou.

Logo depois, foi a vez do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se pronunciar sobre o assunto durante o evento:

— Uma autoridade pública que usa do seu poder para constranger sexualmente uma mulher é um bandido. Tinha que ser demitido e responder pela cadeia — afirmou ele.

Pré-candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante entrevista para uma rádio do interior paulista, que não é procurador ou policial para comentar as denúncias contra o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

— Vocês não me perguntaram do presidente da Caixa que está sendo acusado por assédio, mas também eu não sou procurador e não sou policial — afirmou Lula durante a entrevista para a Rádio Educadora AM de Piracicaba..

Na manhã desta quarta-feira, Guimarães discursou em um evento ocorrido a portas fechadas na sede da Caixa Cultural, em Brasília. Ele disse que tem uma "vida inteira pautada pela ética" e citou que estava acompanhado da esposa.

— São quase 20 anos juntos, dois filhos, uma vida inteira pautada pela ética, tanto é verdade que quando o assumi o banco, o banco tinha os piores ratings das estatais, dez anos de balanço com ressalvas, uma série de questões que todos vocês sabem — disse ele, conforme vídeo obtido pelo Globo.

Veja também

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile
8 DE JANEIRO

Quarto foragido do 8 de Janeiro é preso na Argentina enquanto fugia para o Chile

Newsletter