Ministério da Saúde

Sob pressão, Lula diz que Nísia fica no Ministério da Saúde: "Foi escolhida por mim e ficará"

Ministra tem sido aconselhada a se fortalecer politicamente para se manter no cargo

Ministra da Saúde, Nísia TrindadeMinistra da Saúde, Nísia Trindade - Foto: Fábio Rodrigues/Ag Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou nesta quarta-feira (5) que a ministra Nísia Trindade continuará no comando do Ministério da Saúde. Lula afirmou que ligou para a titular da pasta após ler notícias sobre pressões pela troca no comando e disse que ela ficará no posto "até quando eu quiser".

— Na semana passada eu liguei para a Nísia, eu tinha visto uma nota, uma pequena nota no jornal, que tinha alguém reivindicando o Ministério da Saúde. Eu fiz questão de ligar para a Nísia, porque eu ia viajar para fora do Brasil. Eu disse: 'Nísia, vá dormir e acorde tranquila porque o Ministério da Saúde é do Lula, foi escolhido por mim e ficará até quando eu quiser' — afirmou ele.

— Eu tenho certeza que poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde para cuidar do povo com o coração como uma mãe cuida dos seus filhos. E eu não tenho dúvida. Tive muita sorte com meus ministros da Saúde, mas precisou uma mulher para fazer mais e fazer melhor.

O presidente deu as declarações ao lado da ministra durante participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, com a presença de mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, moviementos sociais e organizações.

Sob pressão no Ministério da Saúde, Nísia Trindade foi amplamente aplaudida pelos participantes do evento em pelo menos três ocasiões e chamada de "ministra do SUS".

O Centrão tem pressionado para ampliar seu espaço no primeiro escalão e tem mirado o posto de Nísia. A ministra tem sido aconselhada a se fortalecer politicamente para aliviar a pressão. Nesse processo, passou a destravar emendas e a se reunir com parlamentares.

Em seu discurso, Nísia agradeceu à presença dos parlamentares no evento e afirmou que o Ministério da Saúde é uma pasta do SUS.

— Quero agradecer todos os parlamentares e as parlamentares que estão aqui, uma salva de palmas.

Nísia ainda agradeceu ao presidente Lula pela preocupação com o SUS e à primeira-dama pela sua contribuição com as causas sociais. A ministra reforçou apoio à primeira-dama, que tem sofrido críticas dentro do governo.

— Quero agradecer ao presidente Lula por estar todo dia me perguntando como o SUS pode avançar, melhorar. Diariamente o presidente Lula coloca essa questão. Quero agradecer a presença de Janja que tanto tem contribuido na sua história para causas sociais. Nós,mulheres, estamos com você, e os homens que nos apoiam estao com você.

Lula estava acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, e pelos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Marina Silva (Meio Ambiente), Daniela Carneiro (Turismo), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), e Esther Dweck (Gestão).

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter