Logo Folha de Pernambuco

Folha Política

Sondado para participar de movimento pró-Lula, Henry assegura apoio a Tebet

Dirigente do MDB-PE foi procurado por Marcelo Castro e por Isnaldo Bulhões

Raul Henry, em nota, reafirmou apoio a Simone TebetRaul Henry, em nota, reafirmou apoio a Simone Tebet - Foto:

Presidente do MDB-PE, o deputado federal Raul Henry recebeu, na última quarta-feira (13), um telefonema do senador Marcelo Castro, que é tesoureiro do MDB e presidente da Comissão de Educação da Casa Alta. Castro cuidou de sondar o pernambucano sobre a possibilidade de ele apoiar o movimento pró-Lula em curso no MDB.

Henry, que já havia declarado voto na presidenciável Simone Tebet, declinou do convite. Um dia depois, nesta quinta-feira (14), Raul voltou a ser procurado sobre o mesmo tema. Desta vez, pelo líder do MDB na Câmara Federal, deputado Isnaldo Bulhões. Raul cuidou de realçar, mais uma vez, seu compromisso com a senadora.

Os contatos de Castro e de Bulhões se deram às vésperas do encontro que o ex-presidente Lula terá, na próxima segunda-feira (18), com representantes de oito diretórios do MDB. O detalhe é que a conta que vem sendo feita, nos últimos dias, pelo senador Eduardo Braga, pré-candidato a governador do Amazonas, um dos que se reuniu com Lula, em Brasília, na última terça (12), calcula nove diretórios, incluindo Pernambuco.

Em função disso, Henry assinou nota, nesta quinta (14), ratificando o que já vem repisando em Pernambuco, que sua candidata ao Planalto é Simone Tebet. No texto, ele assegura que o diretório estadual segue a decisão da Executiva Nacional e reafirma seu apoio à Tebet. Ele avalia ainda que a candidatura dela tem a maior condição de representar o setor da sociedade que quer uma alternativa à polarização que se instalou no País.

“Simone reúne os atributos da decência, da competência e da capacidade de liderança para ser a futura presidente do Brasil”, conclui o parlamentar. Na semana passada, o senador Jarbas Vasconcelos recebeu o senador Tasso Jereissati, cotado para compor a vice de Tebet.

 

É verdade este bilhete
Era proibido entrar com celular no encontro dos parlamentares com Lula, em Brasília, na última quarta (13), mas Marília Arraes esteve entre os poucos que conseguiram usar o próprio aparelho para captar imagens por lá, que já foram estampadas no mesmo dia em sua rede social. Ela fez a foto primeiro com o petista. André de Paula foi na sequência. Nesta quinta-feira (14), Marília, que já tem duas filhas, confirmou o que o colunista desta Folha de Pernambuco, Edmar Lyra, havia adiantado: está grávida.

Tendência > A despeito do PP ter formalizado permanência na Frente Popular, a corrente bolsonarista do partido, ao que tudo indica, deverá votar com Gilson Neto, pré-candidato ao Senado da chapa encabeçada por Anderson Ferreira, palanque do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco.

Consciência > É por conta dessa ala bolsonarista também que o PP nunca pleiteou, a despeito dos rumores, uma vaga de vice na chapa da Frente Popular. E socialistas graúdos confirmam que o partido tem ciência dessa variável na costura.

Atentos > Segundo aliados, o deputado federal Sebastião Oliveira não foi ao encontro com Lula, em Brasília, na quarta-feira (14), porque estava em reunião com Arthur Lira sobre a PEC das Bondades, como a coluna registrara, mas parlamentares atentos, nas coxias, sublinham outra variável em jogo: é de Sebastião a indicação de Fernando Leão para o comando do Dnocs. A presença dele, então, ao lado de Lula, poderia não ser bem vista no governo.

Veja também

Newsletter