STF: cinco ministros votam para manter Ibaneis Rocha afastado do cargo de governador
Por enquanto, não há nenhum voto contrário
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta quarta-feira (11) se mantém a decisão que afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias. O julgamento ocorre ao longo do dia no plenário virtual. Até o momento, já há cinco votos para manter o afastamento, faltando apenas um para chegar à maioria.
A decisão foi tomada no domingo pelo ministro Alexandre de Moraes, que considerou que Ibaneis teve uma "conduta dolosamente omissiva" por permitir a realização de manifestações golpistas em Brasília.
Leia também
• PSOL pede investigação contra Clarissa e Júnior Tércio por publicações sobre ato golpista
• STF delega audiências de custódia de presos em atos terroristas
• PF encontra notebook do STF e arma de fogo com acampados presos no QG do Exército
Nesta quarta, Moraes manteve seu voto, e já foi acompanhado até aqui pelos ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Por enquanto, não há nenhum voto contrário.
Na mesma decisão, Moraes ainda determinou a "desocupação e dissolução total" em 24 horas dos acampamentos realizados nas imediações de unidades militares, a proibição de entrada no Distrito Federal de ônibus e caminhões com manifestantes e o bloqueio de 17 perfis em redes sociais, entre outros pontos.
No plenário virtual, cada ministro deposita o seu voto durante um determinado período de tempo. Neste julgamento, a sessão começou na madrugada desta quarta e vai até às 23h59.