BRASIL

STF coloca em liberdade provisória mais 90 réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Moraes decidiu que denunciados poderão responder em liberdade monitorados por tornozeleiras eletrônicas

Atos golpistas realizados no dia 8 de janeiro de 2023Atos golpistas realizados no dia 8 de janeiro de 2023 - Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira liberdade provisória com a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares para 90 réus pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro: 37 mulheres e 53 homens.

Segundo informações da assessoria de imprensa do STF, na decisão Moraes considerou que o cenário que possibilitou a prisão preventiva destas pessoas mudou com o encerramento da fase de instrução processual dos 228 réus presos.

Foram ouvidas 719 testemunhas de acusação, 386 testemunhas de defesa e a realizados todos os interrogatórios, "evidenciando que não mais se justificava a prisão cautelar, seja para a garantia da ordem pública, seja para conveniência da instrução criminal", diz o STF.

Na avaliação do ministro, não estava mais presente a possibilidade atual de reiteração do crime e passou a ser inexistente o risco de interferência na produção probatória.
 

Todas as pessoas colocadas em liberdade provisória foram denunciadas e respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, todos do Código Penal.

Os investigados já viraram réus nos julgamentos das denúncias que têm acontecido no plenário virtual. Eles responderão a processo em liberdade, com a condição de cumprirem outras medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter