STF cria conta no Bluesky, substituto do X
A medida de suspensão dos serviços do X em todo o Brasil permanecerá em vigor até que seja nomeado um representante e quite as multas acumuladas
O Supremo Tribunal Federal (STF) criou um perfil oficial na rede Bluesky, um dos substitutos do X (antigo Twitter), retirado do ar por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Segundo o STF, na última sexta-feira, 30, o perfil foi criado para reservar o domínio, mas não há previsão de uso da rede.
Contas falsas que se passavam como a Corte haviam sido criadas na plataforma. Para evitar que comunicações não oficiais e notícias faltas fossem feitas em nome do Tribunal, o Supremo solicitou, via "pedido administrativo nas vias de contato do usuário", a retirada desses perfis.
Leia também
• No STF, Kassio é sorteado relator de ação do Novo contra suspensão do X
• Bluesky: Vídeos chegarão em breve na plataforma, mas "trending topics" ainda estão em fase de estudo
• Em meio a "boom" após bloqueio do X, Bluesky diz que atua para cumprir a legislação brasileira
Na última sexta-feira, foi determinada por Moraes a suspensão dos serviços do X em todo o Brasil. A decisão veio após recusa de Elon Musk, dono da plataforma, em nomear um representante oficial no país.
A medida permanecerá em vigor até que a X nomeie um representante e quite as multas acumuladas por não bloquear perfis conforme ordenado - o valor já supera R$ 18 milhões.