Logo Folha de Pernambuco

redes sociais

STF esperou Congresso decidir responsabilidade de redes, diz Barroso

Questão deve ser definida agora pela Suprema Corte

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto BarrosoO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso - Foto: Antônio Augusto/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (27) que a Corte aguardou por um "período razoável" o Congresso definir a responsabilidade das redes sociais sobre conteúdo postado pelos usuários das plataformas. 

Durante a abertura do julgamento de quatro processos que tratam da constitucionalidade do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), Barroso afirmou que, diante da falta de aprovação de uma norma para regular as plataformas, a Corte vai decidir o caso.

"O tribunal aguardou, por um período bastante razoável, a sobrevinda de legislação por parte do Poder Legislativo. Não ocorrendo, chegou a hora de decidirmos essa matéria", afirmou. 

Além da responsabilização das redes pelo conteúdo postado por terceiros, os ministros também vão analisar se a remoção das postagens deve ser feita por meio de decisão judicial ou ser realizada pela própria empresa. 

Após a abertura da sessão, a palavra será dada aos advogados que representam as principais redes sociais em ação no Brasil. Em seguida, diversas entidades que atuam no setor de internet também vão se manifestar. O julgamento não deve terminar nesta quarta-feira.

Veja também

PF relata preocupação de investigados com conteúdo da delação premiada de Mauro Cid
GOLPE DE ESTADO

PF relata preocupação de investigados com conteúdo da delação premiada de Mauro Cid

Sob protestos, CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto legal
política

Sob protestos, CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto legal

Newsletter