Logo Folha de Pernambuco
CÂMARA FEDERAL

STF forma maioria para manter Luiz Carlos Hauly, do Podemos, na vaga de Dallagnol

Decisão vai de encontro ao TRE-PR, que daria assento para Itamar Paim, do PL

Luiz Carlos Hauly, sucessor da vaga de Deltan na Câmara dos DeputadosLuiz Carlos Hauly, sucessor da vaga de Deltan na Câmara dos Deputados - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na noite desta sexta-feira (9), para manter com Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) a vaga perdida por Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados.

O ex-procurador da Lava Jato teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana.

Até o momento, nove ministros apresentaram voto: o relator, Dias Toffoli, e os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso votaram a favor de Hauly para ocupar o lugar deixado por Dallagnol.

Outros três foram contrários: Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber.

Segundo Moraes, após a cassação de Deltan, os votos foram considerados válidos para aproveitamento pelo partido pelo qual o candidato concorreu, o Podemos.

"A vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida por suplente mais votado sob a mesma legenda, independente de votação nominal mínima, no caso, Luiz Carlos Jorge Hauly", afirmou.

 

Veja também

Newsletter