Logo Folha de Pernambuco

Supremo Federal

STF suspende julgamento definitivo sobre Lei das Estatais

A decisão foi colocada nesta sexta-feira para referendo do plenário virtual da Corte

STFSTF - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) interrompeu nesta sexta-feira (31), em Brasília, o julgamento sobre a validade da liminar que suspendeu parte da Lei das Estatais, aprovada em 2016, para proibir indicações de pessoas ligadas diretamente a governos e com ligação direta com partidos políticos para a diretoria de empresas públicas.

Na semana passada, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu o trecho da norma que impedia ministros de Estado e secretários estaduais e municipais de atuarem nas diretorias e nos conselhos de administração de estatais.

A decisão foi colocada nesta sexta-feira para referendo do plenário virtual da Corte, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Apesar da paralisação do julgamento, a liminar de Lewandowski continua valendo. 

Ação
A flexibilização das Lei das Estatais foi liberada a partir de uma ação protocolada pelo PCdoB. Na decisão, Lewandowski disse que a lei restringiu as indicações para as estatais.

“Não obstante os bem-intencionados propósitos do legislador nesse aspecto, a Lei das Estatais, ao que tudo indica, foi muito além das limitações já positivadas no ordenamento jurídico, criando hipóteses de vedação à escolha de administradores, que funcionam como impedimento absoluto à nomeação”, escreveu.

Veja também

Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais
Brasil

Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais

General investigado por planejar golpe usava nomes de carros dele em arquivos, diz PF
Contragolpe

General investigado por planejar golpe usava nomes de carros dele em arquivos, diz PF

Newsletter