Logo Folha de Pernambuco

CONTAS PÚBLICAS

TCU vai continuar rigoroso na avaliação das contas públicas, diz novo presidente

Ele também reforçou que o Brasil continuará na presidência da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) em 2025

Vital do Rêgo Filho, novo presidente do TCUVital do Rêgo Filho, novo presidente do TCU - Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

O novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, declarou nesta quarta-feira, 11, que a Corte continuará "rigorosa" na avaliação das contas públicas, com apoio às "reformas estruturais". Ele foi empossado como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) para o ano de 2025.

No seu discurso, ele reforçou que a Corte vai acompanhar pari passu o problema das obras inacabadas e disse que o órgão de controle tem como meta "ensinar a não errar". Em outra frente, ele comentou que a plataforma denominada "Climate Scanner" terá novos resultados no ano que vem.

Até hoje, 145 países já se incorporaram a esse sistema que visa integrar os resultados monitorados pelos órgãos de controle, em uma espécie de auditoria global sobre o clima mundial.


"Em novembro do ano que vem, teremos os dados de todos os países para apresentar na COP30, a ser realizada em Belém do Pará. Todo esse compilamento vai estar pronto no próximo ano", declarou Vital do Rêgo.

Ele também reforçou que o Brasil continuará na presidência da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) em 2025, quando será apresentada uma nova auditoria global - para avaliar como os países estão enfrentando a pobreza e a fome em seus territórios.

"É a forma de oferecer nossa contribuição à Aliança Global contra a Fome", afirmou, em relação ao programa do governo federal apresentado no âmbito do G20.

Sobre a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), Vital do Rêgo ressaltou que apenas 12 acordos firmados representaram "um benefício de R$ 16,5 bilhões aos cofres públicos".

"Temos, em acompanhamento, mais de 30 propostas de consenso que, se aprovadas por todos os órgãos envolvidos, têm o potencial de destravar a lenta e litigiosa máquina estatal, que muitas vezes impossibilita ou limita a implantação de políticas públicas", mencionou.

Veja também

Militar indiciado enviou foto de Gilmar em aeroporto para general, descobre PF
Tentativa de golpe

Militar indiciado enviou foto de Gilmar em aeroporto para general, descobre PF

Lula fará novo procedimento para interromper sangramento no cérebro
Presidente

Lula fará novo procedimento para interromper sangramento no cérebro

Newsletter