Logo Folha de Pernambuco

"GURU DO BOLSONARISMO"

Testamento de Olavo de Carvalho: com filha excluída, veja quem tem direito a bens

Documento feito em 2018 inclui casas nos EUA e receita de venda de livros e outros produtos intelectuais

O autointitulado filósofo Olavo de Carvalho e a esposa Roxane de Carvalho O autointitulado filósofo Olavo de Carvalho e a esposa Roxane de Carvalho  - Foto: Reprodução/Facebook

Quatro anos antes de morrer, o autointitulado filósofo e "guru" do bolsonarismo Olavo de Carvalho já definiu em testamento quem teria direito aos seus bens quando morresse. O documento, obtido pela coluna do Ancelmo Gois, do Globo, dá conta de como deveria ser feita a distribuição de direitos autorais por publicações e imóveis nos Estados Unidos.

O astrólogo morreu em janeiro de 2022 após uma longa internação nos Estados Unidos, e até o momento não havia sido divulgado o testamento, que consta em ação apresentada em agosto de 2023 por uma de suas filhas, Heloísa de Carvalho, em que pede a abertura do inventário do pai. Ela foi a única dos oito filhos a não ser contemplada no testamento e requer o direito de ser inventariante de bens e produções intelectuais.

Veja o que cada um vai receber no testamento.

Esposa
Em união estável com Olavo por quase de 20 anos, Roxane de Carvalho terá direito a duas casas que o autointitulado filósofo tem nos Estados Unidos — uma na cidade de Petersburg e outra na cidade de Noth Dinwiddie, ambas no estado da Virgínia. Ela também terá direito a 30% dos ganhos com direitos autorais por vendas de obras do ensaísta, que acumula mais de vinte títulos publicados no Brasil e no exterior.

Leilah e Pedro Luiz de Carvalho
Dos oito filhos de Olavo, Leilah e Pedro Luiz de Carvalho devem receber a maior parcela de direitos autorais e direito sobre as residências cedidas à mãe, Roxane. Pelo testamento, eles devem receber, cada um, 20% dos direitos autorais sobre a produção intelectual do pai, além de percentuais sobre residências dos EUA.

 

Demais filhos e irmão
Já os cinco filhos de Olavo de Carvalho frutos de outros casamentos terão direito a parcelas menores dos direitos de publicações do ensaísta. Pelo testamento, a distribuição fica para Maria Inês (0,5%), Luiz (0,3%), Davi (0,3%), Tales (0,3%) e Percival (0,3%). Ainda sobrou o repasse de 0,3% a Luiz Paulo de Carvalho, irmão do bolsonarista

Excluída do testamento
A única dos filhos a não ser contemplada no testamento foi Heloísa de Carvalho, irmã consanguínea de Luiz, Tales e Davi. Ela rompeu com o pai em 2017, quando ficou conhecida por ter um viés político de esquerda, oposto ao do pai.

Veja também

Presidente Lula mexe no ministério, mas não se sabe quando. Entenda os bastidores
REFORMA

Presidente Lula mexe no ministério, mas não se sabe quando. Entenda os bastidores

 Políticos que apoiaram censura não largam o 'X'; confira a coluna desta quinta (17)
Cláudio Humberto

 Políticos que apoiaram censura não largam o 'X'; confira a coluna desta quinta (17)

Newsletter