Logo Folha de Pernambuco

EVENTO

TJPE presta homenagens nas comemorações de aniversário de 202 anos da Corte

Instituição entregou a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a 41 personalidades por serviços prestados à causa da Justiça

O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, na abertura da solenidadeO presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, na abertura da solenidade - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Leia também

• TJPE lança edital para preenchimento de vagas de juiz substituto

• TJPE realiza 27ª Semana da Justiça pela Paz em Casa para combater violência contra a mulher

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), dando prosseguimento às comemorações dos 202 anos da Corte, entregou, na manhã desta segunda-feira (19), a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado a 41 personalidades por serviços prestados à causa da Justiça. O presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; e o diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi, prestigiaram a solenidade, realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra.

Durante o evento também foram entregues diplomas de Honra ao Mérito a servidoras e servidores do TJPE. O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, além de fazer um breve histórico sobre a instituição nesses mais de 200 anos, afirmou ter “a distinta honra de presidir” a Corte e a “responsabilidade de colocar alguns tijolos nessa construção secular”.

“Pelos relevantes serviços à causa da Justiça ou pelos méritos excepcionais no campo do Judiciário, concedemos hoje a muitas dessas pessoas a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, instituída pelo TJPE em 1985, pelos relevantes serviços prestados”, disse o presidente.

Ricardo Paes Barreto acrescentou que, pelo contributo para melhoria da prestação jurisdicional e do prestigio do Poder Judiciário, também estava outorgando o Diploma de Honra ao Mérito Judiciário, instituído em 1998, a servidoras e servidores com mais de dez anos na Casa e que nunca sofreram nenhum tipo de punição, ao contrário, sempre prestaram relevantes a instituição.

Renato Cunha, ladeado pela filha, Renata, e o presidente do TJPERenato Cunha, ladeado pela filha, Renata Maria, e o presidente do TJPE    Foto: Arhur Mota/Folha de Pernambuco

O presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado (Grau Cavaleiro-Geral). Ele recebeu a condecoração das mãos da sua filha, a subprocuradora Federal da (PGF/AGU) Renata Maria Cunha, e do próprio presidente do TJPE.

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco sempre homenageia as pessoas que integram a sociedade pernambucana e que integram, sobretudo, a cidadania pernambucana. O Estado de Direito prevê esse tipo de homenagem, que nos honra com bastante alegria. Integrar o rol dos homenageados dessa Corte, que representa o Estado de Direito, representa a democracia em Pernambuco, me deixa bastante honrado enquanto cidadão, enquanto aluno formado na Escola de Direito, na Escola de Rui Barbosa, de Tobias Barreto em ser agraciado. E sobretudo, representando o Sindaçúcar-PE, que luta pela empregabilidade no nosso Estado”, destacou Cunha.

Presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro (D) prestigiou o evento                                              Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Já o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro ressaltou estar lisonjeado em fazer parte da solenidade em que Renato Cunha é um dos agraciados. “É um privilégio estar aqui hoje nessa homenagem ao aniversário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que completa 202 anos e homenageia um líder do setor, que é o meu amigo Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE e da NovaBio e um dirigente empresarial de alto costado, pelo trabalho extraordinário que faz, longevo, e ao mesmo tempo pela sua posição sempre na vanguarda, na agenda positiva e contemporânea do nosso setor. Estou muito feliz de estar aqui homenageando esse líder que é o nosso Renato Cunha”, justificou ele.

O general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, do CMNE, também foi agraciado com a honraria               Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, que recebeu uma medalha (Grau Grão Colar de Alta Distinção), afirmou que se sente honrado e sensibilizado porque a honraria demonstra, mais uma vez, a maneira como a sociedade pernambucana acolhe todos que vêm trabalhar no Estado.

“E também mostra a fortaleza dessa interação em que todas as instituições públicas e privadas, que fazem com que o Exército Brasileiro possa cumprir cada vez melhor a sua missão, fruto desse apoio incondicional que temos recebido de todas as instituições, dentre as quais destaco o Tribunal de Justiça de Pernambuco”, afirmou o general.

O empresário Pedro Schwambach, do Grupo Parvi, também recebeu  a homenagem do TJPE                    Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Entre os mais de 40 agraciados também estava presente o presidente do Grupo Parvi, Pedro Schwambach (Grau Comendador-Geral). Além dos já citados, estavam a vice-governadora do Estado, Priscila Krause; o ministro do STJ José Afrânio Vilela; e o desembargador do TJPE Paulo Roberto Alves da Silva (Grau Grão Colar de Alta Distinção), entre outros.

Veja também

Julgamento no STF sobre responsabilidade de redes sociais é suspenso e será retomado na 5ª (28)
Judiciário

Julgamento no STF sobre responsabilidade de redes sociais será retomado nesta quinta

Deputado bolsonarista será relator de PEC que restringe participação de militares na política 
PEC

Deputado bolsonarista será relator de PEC que restringe participação de militares na política 

Newsletter