Logo Folha de Pernambuco

Eleições

'Toda provocação vai ter uma reação', diz Lupi sobre bate-boca de Ciro com bolsonaristas

Pré-candidato do PDT reagiu a insultos em evento de agronegócio em Ribeirão Preto

Presidente do PDT, Carlos LupiPresidente do PDT, Carlos Lupi - Foto: Reprodução

Após o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, ter sido hostilizado durante um evento, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, afirmou que "toda provocação terá uma reação" e defendeu o ex-ministro. O dirigente partidário disse que é necessário se preparar para um aumento de tensão por causa do período eleitoral, mas que reagir à provocações é algo comum.

Ciro foi alvo de xingamentos durante sua visita à Agrishow, feira dedicada ao agronegócio em Ribeirão Preto, em São Paulo. O pedetista caminhava entre os estandes do evento, na quinta-feira, quando pessoas o abordaram aos gritos de "Bolsonaro mito" e chamaram o pedetista de "ladrão do Nordeste", além de outras falas preconceituosas sobre nordestinos.

"Agora eu acho que a gente tem que se preparar que cada vez mais esses filhotes da ditadura, que são esses bolsonaristas, vão fazer isso. E cada vez que levantar o tom com a gente, nós vamos levantar com eles também. Nós não vamos fugir da raia, não. Cada provocação vai ter um reação", disse Lupi ao GLOBO.

O pré-candidato foi filmado reagindo aos ataques e, em determinado momento, chega a tentar empurrar um dos homens que o filma enquanto o xinga. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais, principalmente por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lupi, por sua vez, saiu em defesa de Ciro, afirmando que é muito difícil não reagir a ofensas e que ele, no lugar, também agiria da mesma forma:

"É muito difícil na vida, como na política, você ser ofendido e não reagir. Se você quiser ser justo e ver o vídeo desde o início, vai ver que ele foi provocado e ele reagiu.  Cada um tem uma natureza. Eu também reagiria. E eu acho que isso não altera em nada. A população normalmente faz isso. Eu não conheço nenhum ser humano, a não ser Cristo, que era perfeito, que não reaja às agressões", afirmou.

O presidente do PDT, que coordena campanha de Ciro, afirmou que não vê impacto do episódio na disputa à Presidência. Não é a primeira vez que o ex-ministro se exalta diante de agressões do tipo e responde com xingamentos.

"Eu acho que isso não tem peso nenhum no processo eleitoral, porque quando querem falar sobre o temperamento do Ciro, eu sempre respondo: eu não quero que ninguém case com o Ciro, eu quero que vote no Ciro", disse Lupi, que completou dizendo que o pré-candidato "não tem sangue de barata".

Por fim, Lupi defendeu que prefere o caminho do diálogo, mas que o partido estará sempre pronto para reagir a novas provocações:

"Pra nós o caminho sempre deve ser o democrático, do diálogo, o da conversa. Mas se vierem com violência, nós vamos nos defender", disse.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter