Logo Folha de Pernambuco

Magistrados

Toffoli e Barroso discutem em sessão do STF

Corte tratava sobre a estrutura da justiça de São Paulo e a adequação ao juiz de garantias quando os ministros se desentenderam sobre quem tinha prioridade de fala

Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso se desentenderam durante sessão plenária da CorteDias Toffoli e Luís Roberto Barroso se desentenderam durante sessão plenária da Corte - Foto: Montagem com fotos de Gustavo Moreno/STF e Rosinei Coutinho/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Dias Toffoli discutiram durante uma sessão plenária da Corte nesta quinta-feira (29).

Os magistrados tratavam sobre a estrutura da justiça de São Paulo e a adequação ao juiz de garantias quando se desentenderam sobre quem tinha prioridade de fala naquele momento.

— Eu sou o relator, me mantenha a palavra — disse Toffoli.

Barroso rebateu:

— O presidente está falando.

O julgamento foi retomado com o voto do ministro Luiz Fux, que havia pedido vista em março do ano passado. O mecanismo foi criado em 2019, mas foi suspenso pelo ministro em janeiro de 2020.

O juiz de garantias seria um magistrado que cuidaria da instrução do processo, como a supervisão das investigações e a decretação de medidas cautelares. Neste modelo, outro juiz ficaria responsável pelo julgamento, analisando se o réu é ou não culpado.

Veja também

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
LIBERDADE

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

MST vê falta de compromisso com assentamentos e cobra demissão de ministro
DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

MST vê falta de compromisso com assentamentos e cobra demissão de ministro

Newsletter