Toffoli faz piada com peso de Dino em sessão no STF: "Experiência grande, só não é maior que ele"
Ministros julgavam ilegalidades na política ambiental, ações que estão sob a relatoria do ex-titular do Ministério da Justiça
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) fez uma piada com o peso do também magistrado Flávio Dino, durante uma sessão na Corte nessa quarta-feira (20). No momento, o plenário se debruçava sobre três ações da chamada "pauta verde", que cobram a elaboração de um plano governamental para preservação dos biomas e estão sob a relatoria de Dino.
Ao fazer o seu voto, Toffoli fez menção ao corpo do relator:
"Eu vou na linha da sugestão do ministério Alexandre e na dúvida acompanho o relator. As argumentações do ministro Flávio, com a experiência que ele tem da vida pública é muito grande. Só não é maior que ele" afirmou o ministro aos risos.
Leia também
• Dino rebate Lira e diz que investigação ''bem feita'' é mais eficiente contra o crime organizado
Em seguida, Dino deu uma resposta bem humorada.
"Peço providências para a Procuradoria-Geral da República. Acho que há indícios de um crime de ação penal pública, viu Doutor?" brincou.
Dino e gordofobia
As piadas com o peso do ministro não datam de hoje. Em dezembro passado, o GLOBO mostrou que os ataques gordofóbicos contra ele aumentaram em 30% nas redes sociais após sua indicação ao STF.
Enquanto ministro da Justiça do governo federal, o tema recorrentemente era pauta da oposição. Em maio de 2023, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) ironizou o então político na tribuna da Câmara.
"Vou falar daquele senhor, daquele senhor que está com sobrepeso. Ele declarou que STF e o governo vão regular a internet na marra. Rapaz, não tem culpa não, sobrepeso? Esse país é democrático. Ele não é comunista, se tu gosta de comunista, seu sobrepeso, vaza do país" afirmou, à época, o deputado, em referência ao PL das Fake News.
Já no final do ano,o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez comentários sobre o peso de Dino. Ao ironizar um inquérito da Polícia Federal que o investiga se ele importunou uma baleia jubarte, o ex-mandatário aproveitou a ocasião para fazer um comentário contra o então ministro da Justiça:
"Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério, é aquela que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos."