Logo Folha de Pernambuco

gordofobia

Toffoli faz piada com peso de Dino em sessão no STF: "Experiência grande, só não é maior que ele"

Ministros julgavam ilegalidades na política ambiental, ações que estão sob a relatoria do ex-titular do Ministério da Justiça

Os ministros do STF Dias Toffoli e Flávio DinoOs ministros do STF Dias Toffoli e Flávio Dino - Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) fez uma piada com o peso do também magistrado Flávio Dino, durante uma sessão na Corte nessa quarta-feira (20). No momento, o plenário se debruçava sobre três ações da chamada "pauta verde", que cobram a elaboração de um plano governamental para preservação dos biomas e estão sob a relatoria de Dino.

Ao fazer o seu voto, Toffoli fez menção ao corpo do relator:

"Eu vou na linha da sugestão do ministério Alexandre e na dúvida acompanho o relator. As argumentações do ministro Flávio, com a experiência que ele tem da vida pública é muito grande. Só não é maior que ele" afirmou o ministro aos risos.

Em seguida, Dino deu uma resposta bem humorada.

"Peço providências para a Procuradoria-Geral da República. Acho que há indícios de um crime de ação penal pública, viu Doutor?" brincou.

Dino e gordofobia
As piadas com o peso do ministro não datam de hoje. Em dezembro passado, o GLOBO mostrou que os ataques gordofóbicos contra ele aumentaram em 30% nas redes sociais após sua indicação ao STF.

Enquanto ministro da Justiça do governo federal, o tema recorrentemente era pauta da oposição. Em maio de 2023, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) ironizou o então político na tribuna da Câmara.

"Vou falar daquele senhor, daquele senhor que está com sobrepeso. Ele declarou que STF e o governo vão regular a internet na marra. Rapaz, não tem culpa não, sobrepeso? Esse país é democrático. Ele não é comunista, se tu gosta de comunista, seu sobrepeso, vaza do país" afirmou, à época, o deputado, em referência ao PL das Fake News.

Já no final do ano,o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez comentários sobre o peso de Dino. Ao ironizar um inquérito da Polícia Federal que o investiga se ele importunou uma baleia jubarte, o ex-mandatário aproveitou a ocasião para fazer um comentário contra o então ministro da Justiça:

"Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias. A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério, é aquela que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos."

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter