Novo nome

Transição sugere mudança de nome de Ministério do Desenvolvimento Agrário para pasta da Agricultura

Foco será a produção de alimento em pequenas propriedades para o combate à fome

Esplanada dos ministériosEsplanada dos ministérios - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Após prometer na campanha que a população iria voltar a comer picanha e tomar cerveja, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode ter em seu governo o Ministério do Alimento Saudável. O grupo temático do Desenvolvimento Agrário vai sugerir que a pasta relacionada ao tema no próximo governo tenha esse nome. O foco será a produção de alimento em pequenas propriedades para o combate à fome no Brasil.

O anúncio foi feito pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), um dos cotados para assumir a pasta, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília. A decisão sobre a nomenclatura do ministério caberá ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— O Ministério da Agricultura Familiar e Alimento Saudável terá a missão de melhorar renda do campo, produzir de alimento para diminuir inflação dos alimentos e ajudar a acabar com a fome no campo e na cidade.

A próxima reunião do grupo irá discutir quais órgãos ficarão com Ministério da Agricultura e quais serão alocados no novo ministério. O grupo defende que a nova pasta abrigue órgãos como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

— Nossa proposta é assistência técnica diferenciada para agricultura familiar, não só para aquele ligado a agroindústria, para que se possa produzir alimento para políticas públicas brasileiras. O Rio Grande do Sul neste ano vai aumentar área plantada de soja e diminuir a de arroz. O novo ministério vai construir política para produzir mais arroz. Queremos produzir alimento já no primeiro semestre, comida e alimento saudável. Esse ministério nasce com essa responsabilidade.

Uczai defende ainda condições diferenciadas de crédito para pequenos produtores de alimento para que a produção amplie já nos primeiros meses de 2023.

— Precisamos superar o desafio da agricultura familiar. Trabalhando mecanismos para trazer a eles capacidade de protagonismo, produção, melhorar qualidade de renda e sua condição de sobrevivência.

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter