Logo Folha de Pernambuco

EUA

Trump fará primeiro discurso público após deixar presidência

O Partido Republicano, entretanto, segue dividido, após a invasão ao Capitólio ocorrida em janeiro

Presidente Donald TrumpPresidente Donald Trump - Foto: Mandel Ngan / AFP

O ex-presidente americano Donald Trump fará no próximo domingo o primeiro discurso público após deixar o cargo, durante a CPAC, grande reunião anual ultraconservadora que teve início nesta sexta-feira em Orlando, Flórida.

O Partido Republicano, entretanto, segue dividido, após a invasão ao Capitólio ocorrida em janeiro. Entre os aliados e opositores de Trump, circula a mesma pergunta: ele irá anunciar a candidatura para as eleições de 2024? 

Em seu primeiro discurso desde 20 de janeiro, Trump falará sobre o futuro do Partido Republicano e do movimento conservador", indicaram à AFP fontes de sua equipe. Ele também deverá mencionar a imigração e "as políticas desastrosas" de seu sucessor, o democrata Joe Biden, envolvendo esse tema, assinalaram.
 

A popularidade do ex-presidente segue alta. "Muita gente em Washington quer apagar os últimos quatro anos", declarou hoje o senador Ted Cruz, durante um discurso acalorado. "Pois deixem-me lhes dizer uma coisa: Donald Trump não irá desaparecer!", afirmou, sem máscara, para um público em que poucos usavam a proteção.

"Não iremos retroceder aos anos de fracasso do establishment republicano", declarou, por sua vez, o governador da Flórida, Ron DeSantis. "Mas se nos dividirmos, perderemos", advertiu o senador Lindsey Graham, evidenciando as diferenças entre os republicanos, demonstradas, principalmente, quando 10 congressistas do partido acompanharam os democratas na condenação de Trump.

Veja também

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Governadora garante repasse das emendas parlamentares até o fim de dezembro
FOLHA POLÍTICA

Governadora garante repasse das emendas parlamentares até o fim de dezembro

Newsletter