TSE determina remoção de postagens de Lula e aliados sobre salário mínimo e aposentadoria
Publicações nos perfis da presidente do PT, Gleisi Hoffmann e do deputado André Janones (Avante-MG) já foram removidas
A ministra Maria Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de postagens que acusam o governo Jair Bolsonaro de propor a redução do salário mínimo e das aposentadoria feitas dos perfis do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma série de seus apoiadores, como o deputado André Janones (Avante-MG) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
As publicações apontavam que o governo teria decidido acabar com o reajuste pela inflação do salário mínimo e das aposentadorias a partir de 2023. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a confirmar que estuda desvincular o reajuste do salário mínimo e aposentadorias da inflação do ano anterior.
Leia também
• Ministro do TSE determina remoção de publicação de Latino e Bolsonaro por fake news contra Lula
• Ministro do TSE determina remoção de vídeo que insinua que Lula comemorou surgimento do coronavírus
• Ministra do TSE determina remoção de publicação falsa que associa Lula a ataque ao cristianismo
No entanto, Guedes negou que o objetivo é tirar o reajuste real dos trabalhadores e que “é claro” que haveria aumento “pelo menos igual à inflação”.
Para decidir pela remoção das publicações, a ministra se baseou em uma nota divulgada pelo Ministério da Economia em que Guedes afirma que “não há mudança de regra agora” e que ninguém vai mexer no salário mínimo e nos aposentados.
Entre os que publicaram a informação, o conteúdo já foi retirado dos perfis de Gleisi Hoffmann, Lula, do PT, do senador Humberto Costa e da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).