TSE discute resoluções para eleições municipais de 2024 nesta terça
Temas variam entre uso de inteligência artificial, propaganda eleitoral e uso de recursos públicos nas campanhas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a analisar nesta terça-feira (27) as resoluções eleitorais que vão definir regras que serão usadas nas disputas municipais deste ano.
Desde janeiro, a Corte recebeu sugestões a partir de dez minutas que tratam de assuntos como fundo eleitoral, fiscalização destes recursos, prestação de contas dos candidatos e propaganda eleitoral.
Entre os temas que devem ser analisados pela Corte Eleitoral está o uso da inteligência artificial nas campanhas eleitorais.
A ministra Carmen Lúcia é relatora dos processos e irá presidir o TSE nas eleições deste ano.
Leia também
• Inteligência artificial nas eleições: veja as regras que serão votadas pelo TSE
• TSE vota, nesta terça (27), regra para inteligência artificial nas eleições
No texto sobre inteligência artificial que será colocado em votação, Carmen Lúcia propôs que utilização de material “fabricado ou manipulado” por meio de IA só possa ser usado caso a informação de que tecnologia for divulgada de forma “explícita e destacada”
As resoluções que serão votadas por ministros passaram por audiência pública. No total, a Corte recebeu 945 sugestões de aprimoramento dos textos por entidades como partidos políticos, advogados, comunidade acadêmica, associações e integrantes da sociedade civil.
Caso não as votações não sejam concluídas nesta terça, a Corte retomará o tema na sessão desta quinta-feira.