Eleições

TSE registra 68 mil denúncias de irregularidades envolvendo propagandas eleitorais

Maioria das denúncias, segundo o TSE, inclui fixação irregular de cartazes, uso de bem público para promoção de candidato e propaganda irregular na internet

Denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal, do TSE Denúncias foram feitas pelo aplicativo Pardal, do TSE  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral já registrou neste ano aproximadamente 68 mil denúncias relacionadas à propaganda eleitoral irregular de candidatos aos cargos de vereador e prefeito em todo o País.

A irregularidade mais reportada é a fixação irregular de cartazes, com 11,8 mil denúncias feitas.

O uso de bem público para promoção do candidato vem na segunda colocação, com 10,9 mil relatos, seguido pela propaganda irregular na internet, com 8,4 mil.



São Paulo é o local onde há o maior número de relatos. Foram recebidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pouco mais de 13 mil denúncias no Estado; na sequência vêm Minas Gerais, com pouco mais de 10 mil, Rio Grande do Sul, com 6,8 mil, e Paraná, com 5.427

As denúncias foram registradas pelo aplicativo Pardal, desenvolvido pelo TSE, que permite que os eleitores reportem condutas irregulares durante a campanha.

Por meio dele, os usuários podem relatar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral eventuais infrações eleitorais. A ferramenta possui um botão exclusivo para denunciar fake news e desinformação.

Para uma denúncia ser efetiva, é necessário que o usuário forneça informações detalhadas e evidências que corroborem a alegação de irregularidade, anexando imagens, áudios e vídeos.

 

Veja também

Avião com presidente Lula apresenta problemas técnicos no México
Problemas

Avião de Lula retorna ao México depois de apresentar problema técnico

CNJ proíbe questionamento na Justiça após acordo de rescisão
Justiça

CNJ proíbe questionamento na Justiça após acordo de rescisão

Newsletter