TSE unifica horário de votação para as eleições de 2022
Com a padronização do horário, não haverá mais espera de término das eleições no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade de votos nesta terça-feira, uniformizar o horário de início e fim da votação das eleições em todas as unidades da federação. Pela decisão, deverá ser observado o horário oficial de Brasília, das 8h às 17h, ficando inalterável os horários no exterior.
Com a padronização do horário, não haverá mais espera de término das eleições no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima para a informação dos resultados das eleições.
Agora, os eleitores acreanos irão às urnas das 6h às 15h, enquanto Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima começam a votar às 7h e encerram o pleito. No arquipélago de Fernando de Noronha, onde o fuso horário é uma hora a mais com relação a Brasília, as urnas abrirão às 9h e fecharão às 18h.
Leia também
• TSE espera usar 225 mil novas urnas eletrônicas em 2022
• Testes nas urnas confirmaram que não há riscos para as eleições, afirma Barroso
A proposta de resolução seguida pelo plenário do TSE foi apresentada pelo ministro Edson Fachin. Ao votar, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizou que a uniformização é importante para evitar "interpretações" sobre a demora para que as eleições sejam encerradas, como já ocorreu em pleitos anteriores.
"As diferenças no horário de encerramento de votação produziram interpretações, teorias conspiratórias e problemas que gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro", disse.
Barroso reconheceu "as dificuldades que possam advir", mas disse confiar "na boa vontade das autoridades e da população acreana".Segundo o ministro, o TSE dará às autoridades eleitorais do Acre todo o apoio para adaptação das circunstâncias do processo eleitoral ao horário nacional.