Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

TSE unifica horário de votação para as eleições de 2022

Com a padronização do horário, não haverá mais espera de término das eleições no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima

Novas urnas eletrônicasNovas urnas eletrônicas - Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade de votos nesta terça-feira, uniformizar o horário de início e fim da votação das eleições em todas as unidades da federação. Pela decisão,  deverá ser observado o horário oficial de Brasília, das 8h às 17h, ficando inalterável os horários no exterior.

Com a padronização do horário, não haverá mais espera de término das eleições no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima para a informação dos resultados das eleições.

Agora, os eleitores acreanos irão às urnas das 6h às 15h, enquanto Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima começam a votar às 7h e encerram o pleito. No arquipélago de Fernando de Noronha, onde o fuso horário é uma hora a mais com relação a Brasília, as urnas abrirão às 9h e fecharão às 18h.
 

A proposta de resolução seguida pelo plenário do TSE foi apresentada pelo ministro Edson Fachin. Ao votar, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizou que a uniformização é importante para evitar "interpretações" sobre a demora para que as eleições sejam encerradas, como já ocorreu em pleitos anteriores.

"As diferenças no horário de encerramento de votação produziram interpretações, teorias conspiratórias e problemas que gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro", disse.

Barroso reconheceu "as dificuldades que possam advir", mas disse confiar "na boa vontade das autoridades e da população acreana".Segundo o ministro, o TSE dará às autoridades eleitorais do Acre todo o apoio para adaptação das circunstâncias do processo eleitoral ao horário nacional.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter