Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

União Brasil convida oficialmente Rodrigo Garcia a entrar no partido

Em carta, dirigentes da sigla em São Paulo citam 'instabilidade política' em alusão a manobra de Doria que teria contrariado Garcia

Rodrigo GarciaRodrigo Garcia - Foto: reprodução/Instagram

Em carta dirigida ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), dirigentes do União Brasil no Estado formalizaram um convite para que o recém-empossado deixe o tucanato e entre na sigla.

O documento é assinado pelo presidente da legenda em São Paulo, Antônio de Rueda, o secretário-geral Eugênio Zuliani e o tesoureiro, Alexandre Leite. Os dirigentes estaduais citam “as instabilidades políticas locais e nacionais” na carta.

A alegação é uma clara referência ao movimento protagonizado por João Doria de ter ameaçado desistir da candidatura presidencial, não renunciar ao governo paulista e descumprir, assim, acordo político com Garcia, que é pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

“O presente convite se estende aos prefeitos e deputados estaduais, os quais teremos o prazer de receber” no União Brasil.

“Nossa essência reside na busca pela estabilidade política e democrática, bem como na união de forças em prol de uma São Paulo e de um Brasil melhor”, afirma a carta.

“Um representante com o histórico político de vossa excelência é o que São Paulo precisa”, dizem os dirigentes.

“Esteja, assim, certo de que estaremos lado a lado (...) rumo ao êxito nas urnas rumo ao Palácio dos Bandeirantes", finaliza o documento.

Como mostrou o GLOBO, o gesto de Doria fez com que o ex-governador paulista angariasse ainda mais antipatia em sua sigla e também no União Brasil e no MDB. Além disso, desgastou a sua relação com Rodrigo Garcia, que até então era boa.

Ao fim do evento de ontem, aliados de Doria tentaram emplacar a versão de que a manobra de ameaçar permanecer no cargo havia sido combinada com o novo governador, mas quem acompanhou os embates garante que Garcia foi pego de surpresa, ficou bastante irritado e cogitou deixar o PSDB rumo ao União Brasil.

Procurada, a assessoria de imprensa do governador de São Paulo afirmou que ele se encontra em um voo e que, por isso, não poderia comentar o convite.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter