Logo Folha de Pernambuco

CRIME

Vereadora encontrada morta no Ceará faria 27 anos na próxima semana

Yanny Brenna, cuja morte é investigada como feminicídio, comemoraria seu aniversário na sexta-feira (10), dois dias depois do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março

Vereadora e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte encontrada morta no Ceará, Yanny BrenaVereadora e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte encontrada morta no Ceará, Yanny Brena - Foto: Reprodução / Instagram

A médica e vereadora Yanny Brena (PL), encontrada morta ao lado do corpo do namorado, Rickson Pinto, na casa onde morava com ele em Juazeiro do Norte (CE), nesta sexta-feira, faria 27 anos uma semana depois. Seu aniversário seria celebrado na próxima sexta-feira, dia 10, apenas dois dias depois do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. A principal hipótese da Polícia Civil é que Yanny tenha sido vítima de feminicídio, e Rickson, que possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo, tenha cometido suicídio logo em seguida. Segundo os investigadores, havia cordas onde os corpos estavam, e o casal estaria de mãos dadas.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio só contando o primeiro semestre de 2022 — o dá em média quatro casos por dia. Nos últimos quatro anos, o número de feminicídio cresceu 10,8% apenas na comparação entre os primeiros semestres.

Sob forte comoção de familiares e amigos, o corpo de Yanny foi enterrado na manhã deste sábado no Cemitério Parque Anjo da Guarda, também em Juazeiro do Norte. Houve antes uma celebração religiosa. Durante o enterro, foram jogadas pétalas de rosas de um helicóptero.

O sepultamento de Rickson, por sua vez, será em um cemitério do município de Aurora, a cerca de 70 quilômetros de distância de Juazeiro.

Yanny Brena Alencar Araújo estava exercendo seu primeiro mandato como vereadora de Juazeiro do Norte pelo Partido Liberal (PL), o mesmo de seu irmão, o deputado federal Yury do Paredão, que foi um dos principais articulares da sua campanha, em 2020, e também o mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Yanny foi eleita com 3.956 votos, se tornando a segunda mais votada do município naquele pleito.

Em novembro de 2022, ela foi eleita como presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, cargo que ocuparia até 2024, tornando-se a segunda mulher a estar nessa posição no Poder Legislativo da cidade, a maior do interior do Ceará.

Veja também

Pacheco faz balanço sobre presidência do Senado e nega plano de ser ministro de Lula
SENADO FEDERAL

Pacheco faz balanço sobre presidência do Senado e nega plano de ser ministro de Lula

Prefeito reeleito de Belo Horizonte continua internado, mas deve ter alta de UTI no domingo
BELO HORIZONTE

Prefeito reeleito de Belo Horizonte continua internado, mas deve ter alta de UTI no domingo

Newsletter