Logo Folha de Pernambuco

CPI da Covid

Wajngarten nega ter mentido, mas apresenta versões diferentes sobre aval do presidente a Pfizer

Ao ser questionado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-secretário evitou por diversas vezes dar uma resposta direta sobre o conhecimento de Bolsonaro sobre sua atuação

À mesa, ex-secretário especial de Comunicação Social da presidência, Fabio WajngartenÀ mesa, ex-secretário especial de Comunicação Social da presidência, Fabio Wajngarten - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Embora tenha afirmado não ter mentido à revista Veja e nem à CPI da Covid, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten apresentou à comissão, nesta quarta-feira (12) uma versão diferente sobre sua atuação nas tratativas para a aquisição da vacina da Pfizer.

À revista, em abril, Wajngarten afirmou que anteviu "os riscos da falta de vacina e mobilizei com o aval do presidente vários setores da sociedade".

Ao ser questionado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-secretário evitou por diversas vezes dar uma resposta direta sobre o conhecimento de Jair Bolsonaro sobre sua atuação. Após ser confrontado novamente, afirmou que o presidente não sabia que ele contataria pessoas para articular a compra da vacina.

"Em nenhum momento o presidente sabia previamente que eu contataria todas essas pessoas", disse à CPI, em referência aos contatos mantidos com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), com o procurador-geral da República, Augusto Aras, e senadores, para articular a compra da vacina da Pfizer.

Vieira então explorou o fato de a revista ter mostrado declaração dele de que teria "aval" do presidente, enquanto à comissão o depoente afirmou que Bolsonaro não sabia. "Então o senhor mentiu à Veja? É melhor mentir à Veja do que à CPI. Aqui dá cadeia, lá pode dar um processo, desmoralização", disse o senador.

"Não tem nenhuma mentira, senador. Eu tenho muito orgulho de ter procurado todas as pessoas que procurei para tentar resgatar as vidas", respondeu Wajngarten, que não acrescentou se o presidente teria ou não dado aval.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter