Justiça

X é intimado e tem cinco dias para entregar a Moraes documentos sobre situação da empresa no país

Após ministro aplicar multa de R$ 5 milhões e determinar esclarecimento, rede de Elon Musk indicou à Corte representante legal no Brasil

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de MoraesMinistro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O X foi intimado nesta segunda-feira da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último sábado deu cinco dias para que a plataforma de Elon Musk apresente os documentos que comprovem a regularidade da empresa no país.

Os prazos da decisão começaram a contar a partir desta segunda-feira, e as comunicações já saíram do STF, segundo O Globo apurou.

No despacho, Moraes deu cinco dias para que o X entregue mais papéis com informações sobre a indicação da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova para representante legal. Moraes também pediu que os órgãos como Polícia Federal e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encaminhassem, em 48 horas, relatórios sobre a situação cadastral da rede no Brasil.

Na sexta-feira, a plataforma apresentou o nome da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova, que desempenhava essa mesma função antes da ordem de suspensão da plataforma no país.

A indicação do representante ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes dar 24 horas para que o X comprovasse que nomeou responsáveis legais no Brasil.

A rede segue suspensa, mas com a indicação desta representação e o envio dos documentos complementares, a volta do X pode ocorrer depois que os bloqueios de perfis que haviam sido determinados por Moraes ocorrerem.

Na quarta-feira, o X anunciou que estava trabalhando com o governo brasileiro para retornar "muito em breve para o povo do Brasil"

Além disso, a empresa precisa pagar a multa de R$ 5 milhões imposta pelo ministro em razão do descumprimento da suspensão do funcionamento observada durante a quarta-feira. De acordo com o ministro, houve uma ação "dolosa, ilícita e persistente" para burlar a suspensão.

O X está com o funcionamento suspenso no Brasil desde o fim de agosto, por determinação de Moraes, que depois foi confirmada pela Primeira Turma do STF. A suspensão ocorreu devido ao descumprimento de ordens legais, como o bloqueio de perfis, e a falta de um representante legal no país.

Veja também

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle
Caso Marielle

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira
Zambelli

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira

Newsletter