POLÍCIA FEDERAL

Zambelli é alvo no Conselho de Ética, que retoma sessões e analisa possível punição

Colegiado se reúne nesta quarta-feira, no mesmo dia em que deputada é alvo de operação da Polícia Federal

Deputada Carla ZambelliDeputada Carla Zambelli - Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Além de ser alvo de mandados de busca e apreensão, a deputada Carla Zambelli é alvo de uma representação no Conselho de Ética. Parecer contra a parlamentar deverá ser lido na sessão desta quarta-feira. O PSB afirma que a parlamentar quebrou o decoro parlamentar ao “xingar” e proferir “palavras de baixo calão” contra o deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

O processo foi instaurado em maio. Durante sessão em comissão na Câmara, em abril, Carla Zambelli xingou o colega Duarte Júnior. O deputado pedia ao presidente do colegiado para garantir a ordem, em respeito ao ministro da Justiça, Flávio Dino, quando a parlamentar, que estava sentada logo à frente, se virou e soltou um: "tomar no..." . O PSB pede a perda do mandato da deputada.

Segundo o PSB, a ação da deputada “reduz o Parlamento a uma roda de conversas informais, onde qualquer pessoa pode ofender sem ser repreendido”. A representação acrescenta que a imunidade parlamentar é uma proteção à democracia e não deve ser usada de forma “imoral e zombeteira”.

 

Outros processos
O Conselho deve também analisar nesta quarta-feira outras representação, como a contra Talíria Petrone (PSOL-RJ): ela é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter lembrado, durante reunião da CPI do MST, de investigações que miram o relator, o deputado Ricardo Salles (PL-SP). Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também está no foco, já que se desentendeu com o deputado Marcon (PT-RS) em uma reunião da Comissão do Trabalho da Câmara e agora é alvo de um processo.

Parlamentar do PL, José Medeiros (MT) também será investigado por sua conduta, já que é acusado de ter empurrado e pisado no pé do deputado federal Miguel Ângelo Filho (PT-MG).

Veja também

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah
ORIENTE MÉDIO

Como Israel construiu uma empresa de fachada para colocar explosivos nos pagers do Hezbollah

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma
BRASIL

PF vai identificar quem está usando o X de forma irregular após decisão que suspende plataforma

Newsletter