Zambelli quer permitir exportação de vacinas em caso de incompetência do poder público
Deputada criticou "má gestão" da epidemia por governadores e prefeitos em projeto de lei
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) protocolou na Câmara um projeto de lei que autoriza a exportação de vacinas brasileiras contra a Covid-19 apenas depois que houver a imunização de toda a população. A proposta, porém, também prevê que unidades excedentes do imunizante sejam enviadas a outros países caso sua aplicação esteja paralisada ou comprometida por ação ou omissão do poder publico.
A parlamentar afirma que, embora creia "piamente no livre mercado", a crise sanitária exige uma medida como essa para "mitigar parcialmente o poder da iniciativa privada de livre comercialização internacional das vacinas fabricadas e produzidas em solo pátrio, apenas até que seja suprida a demanda nacional".
Em sua justificativa para a apresentação do projeto de lei, Zambelli não explica em quais termos ocorreria a exportação de vacinas em caso de omissão do poder público, mas critica a "má gestão" da epidemia por governadores e prefeitos.
Leia também
• Doria confirma liberação de insumos da China para produção da Coronavac no Butantan
• Fabricantes de vacina contra Covid dizem que quebra de patente não resolveria o problema do Brasil
• Presidente do TRF-1 barra compra de vacinas pela iniciativa privada sem doação ao SUS
"Alguns chefes dos Executivos estaduais e municipais do Brasil afora, seja por má gestão dos bilhões de reais destinados pelo governo federal, seja por falta de sabedoria na escolha das regras de isolamento social, colaboram, infelizmente, ainda que de forma por vezes não intencional, com um agravamento da crise social ora enfrentada", afirma.
Isso ocorreria, de acordo com a deputada bolsonarista, "apesar de todos os reais, valiosos e voluptuosos esforços envidados pelo governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus".