Logo Folha de Pernambuco

stf

Zanin derruba decisão que censurou reportagem da revista Piauí

Ministro considerou que determinou da Justiça do DF desrespeitou liberdade de imprensa

Ministro do STF, ZaninMinistro do STF, Zanin - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão da Justiça do Distrito Federal que havia censurado um trecho de uma reportagem da revista Piauí. Zanin considerou que a decisão desrespeitou a liberdade de imprensa.

O texto censurado foi publicado na edição de junho da revista e tratava de mudanças feitas no governo Jair Bolsonaro (PL) para o esvaziamento do Programa Mais Médicos e suspeitas de irregularidades no seu substituto, o Médicos pelo Brasil.

A Justiça do DF determinou a retirada de nomes citados no site e na edição impressa da revista, o que, na prática, significa o recolhimento de exemplares físicos nas bancas. Na época, a determinação foi criticada por associações de jornalismo, que apontam violação à Constituição e censura.

Em sua decisão, de sexta-feira, Zanin afirmou que "a liberdade de imprensa aparentemente foi colocada em segundo plano em relação aos direitos de intimidade dos autores", o que seria contrário à jurisprudência do STF.

O ministro também declarou que a Justiça do DF não demonstrou "de que maneira o conteúdo da matéria jornalística teria incorrido em abuso ou má-fé no direito de informar", e ressaltou que a regra é que eventual prejuízo à honra deve ser analisado posteriormente, "não sendo cabível medida judicial que imponha o recolhimento liminar de todos os exemplares físicos de uma edição de uma revista de caráter nacional

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter