religião

A 44ª edição do "Águas de Oxalá" acontece neste domingo (14), em Olinda

O evento estimula a tolerância religiosa entre católicos e os povos de matriz africana

Evento "Águas de Oxalá", em OlindaEvento "Águas de Oxalá", em Olinda - Foto: Divulgação

Com o tema “Nossa raiz, nossa cor”, a cidade de Olinda recebe neste domingo (14/01),  a 44° edição do evento “Águas de Oxalá", em reverência à Oxalá que, na Igreja Católica, é representada por Nosso Senhor do Bonfim. A festa acontece para santificar a cidade de Olinda, trazendo bênçãos a todos os turistas e pessoas que guardam as tradições de culto ao Divino em suas diferentes expressões. 

As Águas de Oxalá já é uma tradição do calendário turístico-cultural e configura-se como um belo momento de concentração de pessoas de todas as idades.  

Evento Evento "Águas de Oxalá" em Olinda / Foto: Divulgação

O evento tem o seu início em três pontos de concentração no Mercado da Ribeira, na Praça do Carmo e no Alto da Sé, onde os Afoxés Ara Odé, Alafim Oyó, Oya Alaxé e o grupo Tambores de Ogum vão estar para receber o público e seguir, simultaneamente às 14 horas,  em cortejo até o largo do Bonfim. Ao chegarem no Largo, a cantora Karina Spinelli faz um show com repertório especial e lança uma música para as Águas de Oxalá. Logo após, o grupo “Voz Nagô” se apresenta com cantos sagrados em nagô.

 

O ponto alto da concentração é quando o Tata Raminho de Oxossi e o Monsenhor Maurício, se encontram para dar as bênçãos aos presentes.  As baianas fazem a lavagem do adro da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em simbologia à purificação das ruas do Sítio Histórico de Olinda, abençoando as pessoas com banho de cheiro e águas fluidificadas. Após as bençãos, o cortejo das Águas de Oxalá sairá rumo a Roça Oxum Opará Oxóssi Ibualamo, situada à Rua São Paulo, nº 402, na Vila Popular, Olinda.

 

Veja também

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional
SAÚDE

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional

Sesc Caruaru recebe "Quatro Luas", inspirado no universo de Frederico García Lorca
PALCO GIRATÓRIO

Sesc Caruaru recebe "Quatro Luas", inspirado no universo de Frederico García Lorca

Newsletter