A banalização dos procedimentos estéticos
O cirurgião plástico, Gustavo Vital foi entrevistado no Canal Saúde desta quarta (9)
A divulgação de produtos e tecnologias que teriam capacidade de nos manter imunes à passagem do tempo, associada à supervalorização da juventude, aumentou muito a procura por tratamentos estéticos. Por conta disso, alguns critérios estão sendo esquecidos, o que compromete a qualidade dos serviços prestados e acaba gerando uma banalização do uso desses procedimentos e, consequentemente, uma busca por padrões inalcançáveis de beleza. Para falar sobre o assunto, Patrícia Breda conversou, no Canal Saúde, veiculado na Rádio Folha FM 96,7, com o cirurgião plástico, Gustavo Vital.
Quando se trata de cirurgia plástica há uma gama de possibilidades. A cirurgia plástica é uma especialidade que abrange desde a parte estética à parte reparadora. Segundo o especialista, as pessoas têm buscado tratamento em falsas promessas de resultados, pois existem profissionais que acabam fazendo procedimentos em massa sem individualizar as questões do paciente ou as reais necessidades que levam-o a procurar o consultório médico.
“Quando falamos sobre indicação cirúrgica esteticamente falando não existe uma definição exata do que realmente é indicado ou não. Eu acho que a indicação de cada tratamento passa por uma análise individual do paciente”, defende.
Para Gustavo existem muitas situações em que o relacionamento não anda bem, em que a paciente quer fazer alguma intervenção para chamar mais atenção, ou para se sentir melhor em determinado grupo social e isso não é uma coisa muito boa de fazer em termos de cirurgia plástica.
“Uma coisa que sempre costumo falar para todo paciente antes de fazer qualquer tipo de intervenção é a seguinte pergunta: o que é que está te motivando a fazer este tipo de tratamento? É muito fácil a gente conduzir nosso paciente diante de determinado tratamento pois imagine todo paciente que entra em meu consultório ele vem com uma demanda que é: “Eu quero estar melhor do que estou hoje”. basicamente é isso. Todos os pacientes que buscam fazer cirurgia plásticas buscam sempre o resultado positivo.
Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.