Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

A importância da acupuntura para tratar ansiedade e depressão

O médico Hélio Pinheiro, especialista em dor e acupunturista falou sobre o assunto no Canal Saúde desta segunda-feira, 19

Dr. Hélio PinheiroDr. Hélio Pinheiro - Foto: Divulgação

Uma das mais populares técnicas da medicina tradicional chinesa, ganha cada vez mais adeptos, não somente por auxiliar nos tratamentos de doenças físicas, mas também para a mente. A acupuntura é uma técnica milenar, e parte de um dos pilares da Medicina Tradicional Oriental (MTO).  Para falar sobre o tema, o âncora Jota Batista conversou com o dr. Hélio Pinheiro, especialista em dor e acupunturista.

O médico explica os graus de ansiedade e depressão. 

“Quando falamos de depressão e ansiedade, estamos falando da doença primária  que pode ser um quadro reativo. O quadro reativo é quando você perde um familiar, e fica triste. Já quando tem alguma atividade para resolver no outro dia, fica ansioso. Esses quadros chamamos de reativos fazem parte da vida. A doença é quando você não tem nenhum problema e fica ansioso, sem nenhuma causa aparente. A mesma coisa é a depressão, você se vê triste sem nenhum motivo aparente”, alertou o médico.

Durante a entrevista, Hélio comentou que na acupuntura o indivíduo é abordado como um todo para tentar debelar os sintomas. Segundo o médico muitas vezes o profissional se depara com casos de sintomas secundários a um outro problema ou outra doença, que é o mais comum a acontecer.

O especialista explicou quando o tratamento com acupuntura é recomendado. 

“Quando falamos de dores, fazemos um tratamento localizado colocando a agulha no sítio da dor, mas é sempre importante antes de iniciar qualquer tratamento definir um diagnóstico; descobrir o que está causando essa dor no paciente, pois é uma coisa perigosa da acupuntura é o poder que ela tem de aliviar a dor, pois até a dor de um infarto podemos aliviar e mascarar um problema”, disse. 

Por fim, ele falou sobre os perigos da acupuntura. 

“Quando falamos dos casos de depressão reativa ou estresse por conta de um problema focal, conseguimos resolver diretamente de maneira primária, mas quando temos a doença depressão em estágios mais avançados realmente a acupuntura pode até ser perigosa, pois se não definimos esse diagnóstico de cara podemos trazer mais malefícios ao indivíduo do que benefícios”,  concluiu. 

A entrevista na íntegra está no Podcast Canal Saúde. Você escuta clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido.

 

Veja também

Newsletter