Logo Folha de Pernambuco

Jota Ferreira Agora

Advogado fala sobre os crimes de maus-tratos aos animais

AnimaisAnimais - Foto: André Nery

Maus-tratos aos animais. Agora parece que esta crescendo cada vez mais. Quem já não viu casos de donos abandonarem seus cães e gatos no meio da rua e ligar o carro e sumir? Mas é bom ficar atento que este tipo de atitude como outras demais pode te colocar atrás das grades.

Manter os animais em lugares anti-higiênicos ou em locais que impeçam sua respiração, movimento ou descanso, deixar o cão ou gato exposto ao sol por longos períodos de tempo sem qualquer tipo de iluminação, obrigar os animais a trabalhos excessivos, inclusive em competições que possam causar pânico, estresse ou esforço acentuado, golpear, mutilar ou ferir voluntariamente qualquer órgão do pet, não providenciar assistência veterinária em casos de acidentes ou de doença e não garantir alimento e água ao animal é crime.

A Lei nº 9.605 é de 12 de fevereiro de 1998. E dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, dispõe que a prática de crimes de maus tratos a animais seja punida com crime de detenção de três meses a um ano, e multa.

E para falar mais sobre o assunto, vamos conversar com o jornalista e advogado animalista Anderson Correia no programa Jota Ferreira Agora, nesta quarta (15), às 8h30.

 

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter