Logo Folha de Pernambuco

ANCESTRALIDADE

Ancestralidade negrindígena e infância celebrada em Terreiro Axé Talabi

Na programação, com"Um dia para Ibeji e o II Festival de Crianças de Axé, com parque de diversões, brincadeiras, shows, vivências e gastronomia dos orixás

Ancestralidade negrindígenaAncestralidade negrindígena - Foto: Uenni - Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social

O Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí, Patrimônio Vivo de Pernambuco, abre suas portas e promove um final de semana inteiro dedicado à alegria das crianças  de Axé com o tradicional “Um dia para Ibeji” (27) e o II Festival de Crianças de Axé (28 e 29).

Os festejos são gratuitos e acontecem na Rua Orobó, 257, em Arthur Lundgren I - Paulista, região metropolitana de Recife. 

A programação começa na sexta-feira, com a partir das 8h, com “Um Dia Para Ibéjì”, que ocorre há mais de trinta anos. O festejo é um momento de muita força, onde as famílias da comunidade passam o dia inteiro de atividades, onde brincam, comem, dançam e se divertem. 

Os Ibejis são os Orixás gêmeos da tradição Yorubá cultuados nas casas de Candomblé de Pernambuco e representam a força comunitária, a prosperidade alimentar e a abundância dos momentos coletivos de alegria.

Os Ibejis também abençoam a chegada de novas crianças no leito familiar, fortalecendo os laços afetivos e de esperança nas famílias. 

“ Esta celebração é fundamental dentro do calendário festivo da casa, pois toda a comunidade se envolve e participa. Crianças e famílias não adeptas das religiões afro-brasileiras também chegam para reverenciar a ancestralidade negrindígena preservada dentro da comunidade do terreiro ”, destaca a Iyalorixá Mãe Lú de Iyemanjá, liderança responsável pela casa. 

 

“ Isso é que é lindo, poder celebrar a vida, a infância e principalmente poder partilhar toda fartura que os Orixás nos proporcionam. Esse é o papel de nossa casa, garantir que a vida de cada um de nós seja sempre cheia de prosperidade, é um sentimento de cuidarmos uns dos outros ”, ressalta a Iyalorixá. 

Já nos dias 28 e 29 (sábado e domingo), a partir das 10h, no mesmo local, será realizado o II Festival Crianças de Axé, que este ano abordará o tema “Infância e Proteção Ambiental”, cujas atividades fortalecem o universo lúdico infantil das crianças de terreiros junto à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais de suas comunidades. 

A iniciativa conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo Estadual, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e traz uma vasta programação com apresentações culturais e vivências que conectam meio ambiente, patrimônio, memória, música, culinária, dança e brincadeiras. 

O festival aborda a importância da sabedoria ancestral como ferramenta da ecologia cultura e educação para as crianças de axé.  As atividades são norteadas pela sabedoria ancestral das mestras e mestres responsáveis pelas transmissões dos valores civilizatórios negríndios. 

A transmissão do conhecimento é repassada por meio de brincadeiras, vivências e, abordam mitos, ritmos, comidas, folhas, cânticos, danças e memórias, elementos que compõem o conjunto de bens do patrimônio dos povos e comunidades de matriz afro-indígena de Pernambuco. 

O encontro alude à importância de ser criança de axé na perspectiva de poder cuidar da Mãe Natureza, combatendo os efeitos devastadores da crise climática e o racismo ambiental. 

Na contramão do que está do modelo atual, revela-se os meios produtivos sustentáveis das comunidades de terreiros, a partir das diversas potencialidades da infância, destacando a fundamental importância das crianças de axé no cuidado com a terra, às águas, as folhas e com todos os demais elementos naturais preservados historicamente pelas comunidades de terreiros. 

Programação Completa -  
SEXTA-FEIRA 27 DE SETEMBRO
8h - Ajeun: Café da manhã coletivo e entrega das fichas dos saquinhos de Cosme e Damião;
9h às 12h - Vivência e brincadeiras tradicionais;
12h - Ajeun: Almoço coletivo com o tradicional caruru de Ibéjì
14h - Abertura do parque de diversões;
18h - Louvação para os Ibéjì;
19h - Sorteios de brinquedos e entrega dos saquinhos de Cosme e Damião.

SÁBADO - 28 DE SETEMBRO
10h - Vivência Mãe Terra: o uso Sustentável das Folhas com Mãe Lú de Yemanjá (IléÀṣẹ Ọ̀rìṣànlá Tàlàbí)
11h  - Vivência o Poder Sagrado de Todas as Folhas  com Mãe Lúcia de Oyá (Ilê Axé Oyá T’ogun)
12h - Ajeun Coletivo - Almoço

13h - Vivência Histórias das Águas : Narrativas de Brincar com Ebomy Mazé (Ilé Àṣẹ Ìyá Nassô Ọka)
14h - Vivência Tambores do Amanhã com Pai Hetony de Xangô (Ilé Àṣẹ Ọ̀rìṣànlá Tàlàbí)
14h - às 18:00 - Abertura do Parque de diversões
18h - Coco Capoerê
19h- Caboclinho União 7 Flexas de Goiana
20h- Boi Mimoso

DOMINGO - 29 DE SETEMBRO
10h Cine Crianças de Axé: exibição da série Itan Omi - Mito das Águas
11h- Vivência Artística Criativa com a leitura do conto “Um Conto de Reis” com Giovanna Gomes (Ilé Àṣẹ Ọ̀rìṣànlá Tàlàbí)
12h- Vivência O Fogo de Xangô: comida sagrada do Rei com Iyabase Rosimary Guedes (Ilé Àṣẹ Ọ̀rìṣànlá Tàlàbí)
12h- Ajeun Coletivo - Almoço
13h- Vivência Nos Ventos de Iansã: música e corpo com a bailarina Milla de Oyá (Ilé Àṣẹ Ọ̀rìṣànlá Tàlàbí)
14h às 18h - Abertura do Parque de diversões
18h  - Cantos para Jurema - Francisco Hammon
19h  - Afoxé Alafin Oyó
20h  - Coco dos Pretos

Veja também

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Polícia Civil do Estado dá início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
MULHER

Polícia Civil do Estado dá início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Newsletter