Logo Folha de Pernambuco

CANAL SAÚDE

Avanços da Medicina fetal são debatidos no Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com o cirurgião Arthur Aguiar

Mulher grávidaMulher grávida - Foto: Pixabay

A cirurgia fetal é uma especialidade médica considerada recente, mas que está em franco desenvolvimento. O objetivo de tal especialidade é intervir sobre as malformações fetais, anomalias que ocorrem nos primeiros três meses de gravidez - o que reforça a importância dos exames de pré-natal.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o cirurgião pedriátrico Arthur Aguiar.

O convidado explicou a importância da Medicina fetal e os avanços que a área tem proporcionado, no sentido de garantir intervenções cirúrgicas nos fetos, ou seja, ainda durante a gestação.

"Em 3 a 6% das gestações, você pode encontrar o bebê com alguma malformação. Essas malformações são principalmente do coração, do sistema nervoso e as alterações faciais", afirmou o cirurgião. "Algumas dessas patologias são extremamente graves e exigem, além de um diagnóstico rápido, que a gente tenha que fazer alguma intervenção antes de o bebê nascer", disse.

Arthur Aguiar lembrou que as mulheres devem ter cuidados redobrados com a saúde durante a gestação e detalhou diferentes intervenções cirúrgicas fetais, além das maneiras de diagnosticar as malformações no feto.

"Idealmente, o acompanhamento pré-natal deve começar desde o primeiro trimestre ao diagnóstico do atraso menstrual, quando foi confirmada a gestação. Então, aquela mulher já deve ser encaminhada aos cuidados. Nesse primeiro trimestre, é realizada uma série de exames, inclusive um ultrassom. Nesse ultrassom do primeiro trimestre, podem ser diagnosticadas malformações maiores, que sugerem alterações cromossômicas e alterações cardíacas importantes", apontou o convidado.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo:

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter