Logo Folha de Pernambuco

MOBILIDADE

Blitz educativa do Detran-PE lembra vítimas de trânsito

A ação acontecerá a partir das 17h, nas imediações da fábrica Tacaruna

blitz educativablitz educativa - Foto: Paulo Maciel / Detran-PE

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, em 2020, morreram 30.168 pessoas vítimas de sinistros no trânsito. Para reverenciar essas vítimas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), realiza, nesta sexta-feira (19), a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito 2021, que acontece sempre no terceiro domingo de novembro. 
 
A ação acontecerá a partir das 17h, nas imediações da fábrica Tacaruna, com simulações de situações no trânsito e orientações para os condutores que circularem pela área. Com o tema “A melhor homenagem é respeitar as leis de Trânsito”, a operação vai levar mensagens para pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas, no formato “Drive in”. Além da blitz, serão fixados banners verticais nos crucifixos instalados na PE-060, em parceria com a Uninassau. 
 
A atividade vai destacar quatro pontos importantes para redução dos casos de sinistros no trânsito. Para o pedestre, o foco será o respeito à faixa e a redução da velocidade, apresentado por uma servidora da Escola Pública de Trânsito. Quanto ao cuidado com o ciclista, o ponto abordado vai ser manter a distância lateral de 1,5m, mostrado por um agente de trânsito. 
 
Com relação aos motociclistas, as orientações serão voltadas para mostrar os riscos e efeitos da mistura álcool e direção, com a participação dos educadores da Lei Seca. Já os condutores de automóveis vão ser orientados sobre o uso correto do celular enquanto dirige. Para essa questão, o Detran-PE vai contar com a parceria do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Operação Lei Seca, Samu Recife e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). 
 
Além dos parceiros envolvidos na ação, três técnicos da Educação de Trânsito e nove agentes de trânsito integram a operação, que vai contar também com distribuição de panfletos e brindes com os participantes abordados. Paralelo a este evento, o Detran-PE mantém atividades que reforçam a conscientização para um trânsito mais seguro e humano, além de operações de fiscalização para inibir situações que infrinjam as leis de trânsito. 

 

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter