Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Canal saúde discute a Síndrome de Burnout no dia do trabalhador

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional relacionado a situações do trabalho

Síndrome de BurnoutSíndrome de Burnout - Foto: Freepik

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.  A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. A âncora Patrícia Breda levou o tema para o Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, nesta quarta-feira, dia 1º, feriado do Dia do Trabalhador. Ela conversou com a psicóloga Adriana Moraes, que destacou a necessidade das empresas, corporações identifica a síndrome no seu quadro de colaboradores, para poder ajudar no enfrentamento das causas e ir em buscar de tratamento.

Psicóloga Adriana MoraesPsicóloga Adriana Moraes


Para especialistas três pilares da Síndrome de Burnout podem ser apontados com exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Algumas profissões podem ser mais afetadas pela sindrome como profissionais da saúde, da educação, da segurança e jornalistas. 


 " A Síndrome de Burnout tem seu próprio Código de Identificação de Doença- CID, e tem tido um aumento significativo de casos, inclusive levando a auxílio doença, quando o trabalhador não está mais suportando  o estresse provocado pela cobrança profissional. A pessoa fica tão envolvida emocionalmente com seu trabalho que  já desenvolve uma ansiedade desde o domingo, por se aproximar a segunda-feira, pra voltar ao trabalho, e surgem os sintomas como dor de cabeça, cansaço físico, falta de apetite, intolerância, e tanto outros, que interferem até nos relacionamentos familiares. Ressaltou a psicóloga Adriana Moraes.

Mais, ainda , segunda Adriana Moraes as mulheres que vivem jornadas diversas de trabalho, além do cuidado com a casa e família, podem ser mais afetadas pela sindrome de Burnout

Confira a entrevista completa no link abaixo

https://open.spotify.com/episode/3CyucKs0szqS9I9IaqX8BN?si=zGpJfLjZQwKzPRFvebU9Zg

 

 

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter