Logo Folha de Pernambuco

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Central de Transplantes de Pernambuco faz campanha por doações de órgãos

Em 2024, 45% das famílias aceitaram a doação em Pernambuco, apesar da melhora, 55% das famílias ainda recusam a doação

Foto: Pixabay

A Central de Transplantes de Pernambuco está promovendo a campanha “Seu Sim, Uma Nova História”, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por transplantes de órgãos. Recentemente, um caso no Rio de Janeiro envolvendo pacientes transplantados que contraíram infecções gerou preocupações, mas é importante ressaltar que em Pernambuco não há este tipo de risco, garante o coordenador da Central Transplantes de Pernambuco, André Bezerra


Em Pernambuco, 3.589 pacientes aguardam transplantes, sendo 1.880 por um rim e 1.493 por uma córnea. A Central de Transplantes de Pernambuco faz campanha por doação de órgãos, enfatizando que a espera por um novo órgão pode ser reduzida com o apoio das famílias, especialmente em um cenário onde o número de transplantes ainda não voltou ao patamar pré-pandemia.


A Central de Transplantes de Pernambuco também serve para reforçar as doações tendo em vista que em 2024 foram realizados apenas 68 transplantes em Pernambuco.


O coordenador da Central Transplantes de Pernambuco, André Bezerra, conversou com Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, no Canal Saúde desta sexta-feira (18) e ressaltou a urgência do comprometimento com a doação de órgãos.


Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo.


O coordenador da Central Transplantes de Pernambuco André Bezerra destacou a importância de fomentar a cultura de doação de órgãos no estado


“É importante que a população saiba que a gente tem cinco vezes mais chances de precisar de um órgão do que se tornar um doador. E se não tivermos dentro da nossa sociedade a cultura de doação, quando chegar a vez de um parente ou conhecido isso não vai acontecer”


Bezerra também frisou a relevância de espalharmos a ideia da doação de órgãos

“Quanto mais informações, mais chances das pessoas acreditarem na doação de órgãos, de confiar no processo e acabar autorizando a doação”
 

Veja também

Panela do Jazz terá dez horas de programação gratuita neste sábado (19), no Poço da Panela
FESTIVAL

Panela do Jazz terá dez horas de programação gratuita neste sábado (19), no Poço da Panela

Exposição Itinerante dos Bonecos Gigantes de Olinda Promove Ação Solidária
EXPOSIÇÃO

Exposição Itinerante dos Bonecos Gigantes de Olinda Promove Ação Solidária

Newsletter