Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

Centro de Informática da UFPE e MDIC lançam o projeto 5G Open Labs Brasil nesta terça-feira (04)

Projeto piloto é parte da Agenda 5G e articulado com outras instituições de ensino e pesquisa através do INES

Foto: Divulgação

O Centro de Informática (CIn) da UFPE anunciou nesta segunda-feira (03), o lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil, que será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G no Brasil, o projeto conta com a coordenação do CIn e a participação do INES (Instituto Nacional para Engenharia de Software).Para marcar o lançamento do projeto 5G Open Labs Brasil, será realizado um evento nesta terça-feira, dia 4 de abril, às 9h, no Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE. O evento contará com a presença de autoridades governamentais, representantes do setor de telecomunicações e de outras indústrias, bem como pesquisadores do CIn e do INES. 

O projeto tem como objetivo promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de  software para aplicações baseadas em 5G, bem como a concepção de laboratórios para desenvolvimento e testes. Para tanto, o projeto segue o modelo de inovação aberta, com a implantação de laboratórios em parceria com a indústria, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo e serviços, vendedores de equipamentos de telecomunicações, startups e demais atores do setor de desenvolvimento de software.  A iniciativa desenvolverá soluções de software para órgãos governamentais e para verticais, como indústria 4.0, agronegócios, saúde, finanças, segurança, setor automotivo, educação, mineração, óleo e gás. 

O professor Kelvin Dias, coordenador da pesquisa e pesquisador do CIn fala sobre o projeto.


"Acredito que a iniciativa do MDIC chega no momento certo. Com o avanço na implantação das redes móveis de quinta geração no Brasil, é fundamental que os atores do ecossistema 5G fomentem o desenvolvimento de aplicações para os diversos setores da sociedade e da economia”.  


Kelvin ressalta a importância da excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições envolvidas na concepção do 5G Open Labs Brasil, como o CIn-UFPE, o INES e parcerias com a indústria, fornecedores e empresas de telecomunicações. 


“A nossa expectativa é que a partir desse projeto tenhamos mais laboratórios espalhados pelo país e soluções de software que atendam não apenas ao mercado interno, mas que também sejam competitivos internacionalmente", conclui o professor Kelvin Dias.

Confira a programação do dia 4 em Pernambuco

Local: Anfiteatro do Centro de Informática da UFPE 

9h - Mesa de Abertura e Aula Aberta – Uma nova industrialização no Brasil: no caminho do desenvolvimento produtivo e tecnológico. Uallace Moreira – Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC)
Alfredo Macedo Gomes - Reitor da UFPE Augusto Cezar Alves Sampaio – Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia de Software (INES)


11h-12h30: Apresentação do projeto 5G Open Labs
Luiz Gondin – Diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios (MDIC)
Kelvin Lopes Dias - Coordenação da Pesquisa e Gerenciamento do Projeto (UFPE)

12h30 – 14h: Visita às instalações do laboratório e ao Centro de Informática

14h30 – 16h: Visita ao Porto Digital

 

Veja também

Exposição Itinerante dos Bonecos Gigantes de Olinda Promove Ação Solidária
EXPOSIÇÃO

Exposição Itinerante dos Bonecos Gigantes de Olinda Promove Ação Solidária

Síndrome do Túnel do Carpo: saiba o que é e como tratar
SAÚDE

Síndrome do Túnel do Carpo: saiba o que é e como tratar

Newsletter