Logo Folha de Pernambuco

CONEXÃO CAFÉ

Conexão Café: A importância do café brasileiro no mercado mundial

Nesta quinta-feira (15), o programa Conexão Café recebeu Ricardo Lasvignes, empresário e especialista em café e comércio no exterior

A importância do café brasileiro no mercado mundialA importância do café brasileiro no mercado mundial - Foto: iStock

Que o café é um dos produtos mais importantes para o Brasil todo mundo sabe. Mas você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo? E que nosso país exporta café para praticamente todos os países do planeta? Para debater sobre a importância de nosso café para o mundo, o empresário e especialista em café e comércio exterior Ricardo Lasvignes, foi o convidado para bater um papo com o apresentador Jota Batista e o barista Alan Cavalcanti, no Programa Conexão Café desta quinta-feira (15), transmitido pela Rádio Folha 96,7 FM.

Durante a conversa, o empresário comentou sobre como o café entrou na sua vida.

O café entrou na minha vida por meu pai, em 1950, quando começou a trabalhar com café. Ele trabalhou em uma importante firma de café em Portugal, a Cafangol, que era a firma mais importante de importação de café de Angola”, afirmou.

O especialista declarou, ainda, que o Brasil passou por períodos de instabilidade em relação ao comércio internacional de café.

O café brasileiro esteve muito sujeito a questões políticas governamentais que levaram o Brasil a ter várias desconfianças no mercado a nível de bolsa de valores. O governo noticiava ao mercado que não venderia mais café, ou que voltaria a vender novamente, ou que venderia o dobro. Várias políticas especulativas que, de antemão, movimentavam a bolsa da forma que o governo queria. Então o Brasil estava um pouco deslocado”, concluiu.

O programa Conexão Café acontece toda quinta-feira às 13h e pode ser acompanhado pelo dial da Rádio Folha 96,7 FM ou pelo canal do YouTube e Facebook da Folha de Pernambuco. A entrevista na íntegra está disponível no Podcast Conexão Café. Você pode ouvir pelo SoundCloud, Spotify, Deezer ou clicando no link abaixo:
 

 

Veja também

Newsletter