Logo Folha de Pernambuco

FERIADO

Confira o funcionamento dos serviços públicos do Recife durante o período do Réveillon

Dia 31/12 é considerado ponto facultativo no município e o dia 02/01 é feriado universal

Prefeitura do RecifePrefeitura do Recife - Foto: Luciano Ferreira/Prefeitura do Recife

Alguns serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis na próxima sexta-feira (31), já que é considerado ponto facultativo na gestão municipal e no sábado, primeiro dia do ano, Dia da Confraternização Universal, feriado internacional. Os serviços do edifício-sede estarão suspensos e voltarão a ser disponibilizados na segunda-feira, dia 3 de janeiro. Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada neste dia 1º de janeiro. No domingo (2), no entanto, o percurso estará disponível para quem quiser pedalar pela cidade. Já a vacinação contra a covid-19 será realizada normalmente nos 22 pontos da Prefeitura do Recife no dia 31. No entanto, os centros de vacinação e drives thrus estarão fechados nos dias 1º e 2 de janeiro. Já os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar na sexta-feira, estarão fechados no sábado e voltarão a funcionar no domingo.

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao Réveillon, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na sexta-feira (31). As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na segunda-feira, dia 3 de janeiro.

SAÚDE - Os centros de vacinação contra a covid-19 e drivers thrus estarão fechados nos dias 1 e 2 de janeiro, mas funcionam normalmente no dia 31, mesmo com o ponto facultativo, nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife no dia 31. A vacinação nos cinco shoppings da capital vai acontecer em horário especial no dia 31. No RioMar, Tacaruna e Plaza, os pontos vão funcionar das 10h às 18h; já no Boa Vista, a imunização acontece das 8h às 18h; no Recife, das 10h às 17h. No dia 1º, os postos dos shoppings estarão fechados.

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas no dia 31/12 e nos dias 1º e 2/1 e reabrem na segunda-feira (3). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).
Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7723 e 3355-7705.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta sexta-feira (31), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua.

Na segunda-feira (3), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função da festa de réveillon, o Hospital Veterinário do Recife terá horário de funcionamento reduzido. No dia 31, o equipamento estará aberto para atendimento ao público das 7h às 12h. Todos os procedimentos e consultas previamente agendados serão realizados, bem como os atendimentos de urgência e emergência. O atendimento normalizado, das 7h às 18h, será retomado na segunda-feira, dia 3 de janeiro.

ESPORTES - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o Ano Novo. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

PROCON RECIFE - O Procon Recife informa que na próxima sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, não haverá atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   O Procon Recife orienta que reclamações sejam direcionadas ao site procon.recife.pe.gov.br e denúncias ao email [email protected]. O atendimento presencial volta à normalidade na segunda-feira (03).

MEIO AMBIENTE - Devido ao feriado de Ano Novo, o Jardim Botânico do Recife estará fechado nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de Janeiro (sexta, sábado e domingo). O local voltará a funcionar na terça-feira (04) das 09h às 15h, com entrada gratuita. 

TURISMO E LAZER - Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada neste dia 1º de janeiro. No domingo (dia 2 de janeiro), no entanto, o percurso estará disponível para quem quiser pedalar pela cidade. O trajeto fica disponível das 7h às 16h, passando por vários bairros da cidade. 

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido às festas de final de ano, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara estarão de recesso até o dia 3 de janeiro. Apenas os CRAS, Procon, Secretaria da Mulher e a Junta Militar funcionarão nesse período. 

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz e as bibliotecas voltarão ao funcionamento normal na terça-feira, dia 4 de janeiro.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (31). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o réveillon, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (3), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia. O Clarice conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

CULTURA - Nesta derradeira semana de 2021, dois espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão à espera do público que quer se despedir de um ano tão desafiador abastecendo-se de cultura, para lembrar de onde veio e ajustar a rota para o ano que se anuncia. Até amanhã (30), o Paço do Frevo estará aberto das 10h às 17h e o Museu da Cidade espera o público entre 10h e 16h.

No Museu da Cidade, é possível visitar a exposição de longa duração “Cinco Pontas”, que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O museu funciona das 10h às 16h.

No Paço, está em cartaz a exposição “Patrimônios Periféricos”, que leva para dentro do museu as vivências, criatividade e riqueza cultural das periferias urbanas, dando visibilidade e protagonismo aos jovens que participaram das formações em economia criativa, oferecidas pelo museu, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos. 

Depois da virada, o Paço será o único a abrir no fim de semana que inaugura 2022, recebendo os visitantes no domingo (2), das 11h às 18h. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal. Os demais equipamentos culturais retornarão do recesso a partir do dia 4 de janeiro.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS LIVRES - Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar na sexta-feira (31), fechar no sábado (1) e funcionar no domingo (2). No próximo dia 31, de 6h às 18h; no dia 1 será fechado e no domingo 2, funcionará de 6h às 13h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DE EMPREENDEDORISMO - As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (31) em razão das comemorações de Ano Novo. Os serviços retornam na segunda-feira (3) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

 

Veja também

Sedentarismo: prejuízo para a saúde
SEDENTARISMO

Sedentarismo: prejuízo para a saúde

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas
RACISMO

Racismo e saúde emocional: como o trauma afeta as vítimas

Newsletter