INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Curso pioneiro de Engenharia e Tecnologia Assistiva é tema do Resgatando a Cidadania

O radialista Domingos Sávio conversou com dois professores da Universidade em que a disciplina é ofertada, no podcast deste sábado

Braço mecânicoBraço mecânico - Foto:

Com o passar dos anos a tecnologia vêm se desenvolvendo e se tornando cada vez mais aliada das pessoas com mobilidade reduzida. A praticidade trazida pelos membros mecânicos, por exemplo, é um avanço que alivia a vida dessas pessoas e carrega uma grande expectativa sobre o que a ciência ainda é capaz de produzir. Pensando nisso, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano conta com um novo curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, que busca o estudo de tecnologias que promovam a funcionalidade. A nova disciplina foi tema do Resgatando a Cidadania deste sábado (29). 

O apresentador Domingos Sávio conversou com o professor da UFRB, membro do Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Teófilo Galvão e o também professor da UFRB, Nilmar de Souza  sobre os benefícios trazidos pelo curso. “Esse curso vai além de beneficiar as pessoas com deficiência, vai para toda a sociedade. Ele foca na formação de profissionais que atendam também às demandas  das pessoas idosas, pessoas que passaram por alguma cirurgia, e mobilidade afetada no geral. Ele foi aprovado pelo MEC  em 2018, e desde que foi implementado no SISU (Sistema de Seleção Unificada) tem tido 100% de aproveitamento das vagas ofertadas”, disse Teófilo.

Apesar do êxito da disciplina, ainda existem alguns desafios a serem enfrentados. “O Brasil vem oscilando há um tempo em relação às políticas públicas de inclusão. Sentimos uma carência de maiores investimentos por parte do governo, entretanto as Universidades ainda tentam investir tempo e direitos humanos para essa área. E um outro problema, por ser um curso novo, é necessário ainda conquistar um espaço com todas as vantagens que temos para oferecer à nossa comunidade, e mostrar a efetividade do curso no mercado”, revela o professor Nilmar. 

O programa Resgatando a Cidadania, produzido e apresentado pelo radialista cego Domingos Sávio, vai ao ar todo sábado a partir das 12h, pela Rádio Folha PE 96,7 FM. Você pode ouvir o podcast Inclusão e Acessibilidade completo no player abaixo ou em nossas páginas do Spotify, Deezer e SoundCloud.

 

Veja também

Os perigos do sedentarismo
SEDENTARISMO

Os perigos do sedentarismo

Eleições Olinda 2024: Vinicius Castello diz que não tenta esconder vice
SABATINA RÁDIO FOLHA

Eleições Olinda 2024: Vinicius Castello diz que não tenta esconder vice

Newsletter