CANAL SAÚDE

Diabetes na gravidez: saiba os riscos

A endocrinologista e professora, Paula Aragão, foi a entrevistada do Canal Saúde desta sexta-feira (7)

Paula Aragão, endocrinologistaPaula Aragão, endocrinologista - Foto: divulgação

A diabetes na gravidez pode trazer riscos para a saúde do bebê. Quando o feto é exposto a uma grande quantidade de glicose ainda dentro do útero pode desenvolver obesidade e até diabetes no futuro. A mulher grávida pode ter riscos como dificuldades no momento do parto. Como identificar a diabetes na gravidez? Ela pode ser causada por um hormônio gestacional? Existem formas de cuidar para que o bebê sofra menos danos no seu desenvolvimento quando a mãe se encontra nessa condição? Para falar sobre o tema, o âncora Jota Batista entrevistou a médica endocrinologista e professora da Uninassau, Paula Aragão, no programa Canal Saúde desta sexta-feira (07), veiculado pela Rádio Folha 96,7.

 
Para Paula Aragão, uma das grandes questões que precisam ser esclarecidas são as consultas de pré-natal, pois é preciso antes de tudo estabelecer se a paciente já tinha diabetes pré-existente e não tinha sido descoberto ainda, ou se essa paciente desenvolveu realmente diabetes gestacional.

O feto demanda de um gasto energético muito alto, ele precisa desse aporte maior de glicose, por isso existem alterações fisiológicas já esperadas da gestação; e muitas vezes no período pré-natal é o primeiro momento que essa mulher vai fazer uma triagem dessa glicose. Então, acontecem de muitos casos ela já ser diabética e não saber, é o que chamamos de pré-diabetes gestacional, um diabetes pré-existente, e muitas vezes a diabetes é diagnosticada durante a gestação”, explicou a médica.   

A endocrinologista falou que durante a gestação a mulher passa por muitas mudanças, e que essas mudanças ajudam o feto. 

A gestação por si só, é um período que chamamos de "diabetogênico", ou seja, existem mudanças fisiológicas, aumento de alguns hormônios contrarreguladores da insulina, uma resistência insulínica aumentada justamente para gerar mais glicose para o feto”, conta.

Por fim, a médica falou que o cenário ideal é que antes da concepção (momento em que o espermatozóide consegue fertilizar o óvulo, dando início ao processo da gestação), a paciente tenha um preparo pré-concepcional, ou seja, controle os níveis de glicose, faça mudança no estilo de vida e perca peso, pois existem fatores de riscos para desenvolver a diabetes, não só durante a gestação, mas como fora dela. 

Temos como fatores de risco o sobrepeso, obesidade, histórico familiar, outras gestações em que a mãe ganhou muito peso, ou que o feto teve um crescimento de peso excessivo durante a gestação. Por isso, é muito importante que a gente faça esse acompanhamento do exame da glicemia de jejum, que é obrigatório, no período do pré-natal, e em torno da vigésima quarta, vigésima sexta  semana, que é nesse momento da gestação que os níveis glicêmicos vão estar mais altos”, finalizou.     

A entrevista na íntegra está no Podcast Canal Saúde. Você escuta clicando no player abaixo, ou no seu agregador de podcast preferido.


 

 

Veja também

Show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo terá transmissão ao vivo no RioMar Recife
SHOW

Show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo terá transmissão ao vivo no RioMar Recife

Lipedema: Doença crônica vascular que acomete principalmente as mulheres
LIPEDEMA

Lipedema: Doença crônica vascular que acomete principalmente as mulheres

Newsletter