Dicas para prevenir lesões no Carnaval
Quem orienta sobre o assunto é a fisioterapeuta Alessandra Boaviagem, no Canal Saúde desta quinta-feira (16)
Para quem brinca no Carnaval, é importante tomar cuidados com a saúde, principalmente quando se trata de lesões musculares, que são mais comuns do que a maioria das pessoas imagina. E ainda tem o folião sedentário, que passa o ano sem realizar atividades físicas e se joga na folia sem nenhum cuidado. Para falar sobre o assunto, o apresentador Jota Batista conversou com a fisioterapeuta Alessandra Boaviagem, coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade Central do Recife (Facen), no Canal Saúde desta quinta-feira (16).
A especialista começou por explicar o sedentarismo, que faz com que o indivíduo tenha um gasto calórico reduzido.
O ideal é que a pessoa mantenha um ritmo de atividade física durante todo o ano: não ser sedentário. O sedentarismo - a ausência de atividade física - aumenta as chances de lesão”, afirmou.
Escreva a legenda aqui
Alessandra Boaviagem falou, também, sobre o que os foliões podem fazer para evitar lesões durante o Carnaval.
Admitindo que o folião é sedentário e vai brincar o Carnaval, o ideal é que, antes de sair para a folia, ele faça um alongamento. Alongamentos gerais, na maioria das articulações e dos músculos do corpo, com o objetivo de proporcionar uma maior agilidade, uma elasticidade que, consequentemente, previne lesões”, orientou a fisioterapeuta.
Você acessa a entrevista na íntegra clicando no player abaixo ou no seu agregador de podcast preferido.