Doenças renais em crianças são debatidas no Canal Saúde; ouça
O âncora Jota Batista, da Rádio Folha 96,7 FM, conversou sobre o assunto com o cirurgião pediátrico Cássio Ribeiro
Doenças renais não atingem apenas os adultos. A prevenção e o diagnóstico de tais condições devem começar já nos primeiros anos de vida, com o acompanhamento médico. Nas crianças, assim como nos adultos, as doenças renais são muito sutis e apresentam poucos sintomas específicos.
Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com o cirurgião pediátrico Cássio Ribeiro.
"A doença renal crônica sempre chama mais atenção quando a gente fala dos adultos. Mas, embora a prevalência seja menor nas crianças, proporcionalmente, os efeitos dela são muito mais importantes na criança", explicou o convidado. "[Essa doença] Pode acontecer por alterações genéticas, algumas síndromes já congênitas, e pode acontecer por doenças que são adquiridas durante o desenvolvimento da criança e, inclusive, causas externas, como traumas e outras lesões", continuou.
Cássio Ribeiro alertou para os perigos das doenças renais quando o diagnóstico não é feito de maneira precoce. O convidado ressaltou que os cuidados preventivos devem começar ainda durante a gestação.
"A prevenção da doença renal começa com um bom acompanhamento na gestação. Com um bom pré-natal, você consegue identificar algumas alterações que podem levar à insuficiência renal. Depois disso, a gente sempre recomenda que as crianças mantenham acompanhamento pediátrico e que façam consultas, pelo menos, a cada 6 meses no primeiro e no segundo ano de vida e, depois, pelo menos uma anual, com um médico pediatra", apontou o convidado.
Cássio Ribeiro falou, também, sobre os tratamentos corretivos que podem ser adotados em relação às doenças renais nas crianças. Neste sentido, ele explicou que o profissional ideal para tais cuidados é o nefrologista pediátrico.
Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando os players abaixo: