Logo Folha de Pernambuco

RESGATANDO A CIDADANIA

Domingos Sávio e maestro Nenéu Liberalquino falam de inclusão na Rádio Folha FM

O instrumentista contou todos os detalhes de sua trajetória na música no programa Resgatando a Cidadania

Domingos Sávio e Nenéu LiberalquinoDomingos Sávio e Nenéu Liberalquino - Foto: Divulgação

O comunicador Domingos Sávio, âncora do programa Resgatando a Cidadania, veiculado pela Rádio Folha FM 96,7, recebeu no programa desta semana, o instrumentista, arranjador, compositor, produtor cultural e maestro. Natural de Canhotinho, no interior de Pernambuco, Nenéu foi vítima de poliomielite, aos 4 anos de idade, e não houve desenvolvimento dos membros inferiores e superiores. Apesar dessa deficiência ele conquistou seu espaço, estudou música nos Estados Unidos, e foi autodidata como violinista. Hoje é reconhecido internacionalmente e tem três discos instrumentais. Para o Maestro Nenéu Liberalquino "você tem que enxergar o diferente com outros olhos e ver que ele não é melhor nem pior, mas igual". 
 
Durante o bate-papo com Domingos Sávio, o artista explicou como aprendeu a tocar o violão. Ele disse que desenvolveu uma técnica própria, colocando o violão deitado como se fosse um teclado, para que pudesse alcançar todas as cordas com as mãos. 

Comecei a tocar só usando uma corda, a primeira corda. Tocava melodias muito simples, depois percebi que dava para introduzir mais algumas cordas. Então, comecei a tocar com três cordas. Já dava para fazer alguns acordes, pra acompanhar alguma coisa que os outros cantassem. Quando percebi que poderia usar todos os dedos, inclusive os cinco dedos da mão esquerda, comecei a desenvolver a minha técnica”, explicou Nenéu.

O Maestro destacou as dificuldades para conquistar seu espaço como pessoa com deficiência e sobre seus discos lançados na Europa.

Isso foi tudo uma conquista muito difícil. Exigiu muito esforço meu, e o apoio da minha família. Depois que comecei a lançar meus discos (o primeiro foi lançado em 94 e gravado na Europa), viajei muito para Europa lançando também meu segundo disco. Viajei, inclusive, a convite de uma instituição muito importante chamada “Very Special Arts”, que é uma espécie de uma ONG criada pela família Kennedy, que se preocupa com a formação e a disseminação da arte feita por pessoas com alguma deficiência”, finalizou Nenéu Liberalquino. 

Nenéu Liberalquino é maestro e regente da Banda Sinfônica do Recife, que estará fazendo apresentação gratuita no próximo sábado (29), no Teatro do Parque. O programa Resgatando a Cidadania vai ao ar todo sábado, a partir do meio-dia, pela Rádio Folha FM 96,7, pela 102,1 FM e pode ser acompanhado a qualquer momento pelo podcast Inclusão e Acessibilidade, na sua plataforma de áudio preferida.
 

 

Veja também

Newsletter