Logo Folha de Pernambuco

ENDOMETRIOSE

Endometriose: como identificar e tratar

A endometriose é uma doença complexa que pode se manifestar de diversas maneiras requerendo abordagens diferentes podendo ir de medicamentos até cirurgia

Foto: Canva

A endometriose afeta cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil, mas ainda é envolta em desinformação. A condição, caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, vai além de uma "dor menstrual intensa", sendo responsável por sintomas que podem comprometer significativamente a qualidade de vida.


Entre os mitos sobre a endometriose estão crenças de que ela só afeta mulheres que desejam engravidar e que não possuem tratamento. Na realidade, a doença é complexa manifestando-se de diversas formas e requerendo abordagem personalizada, com tratamentos disponíveis que incluem medicamentos e cirurgias.


Diagnosticada precocemente, a endometriose pode ser tratada de maneira eficaz, proporcionando alívio e melhoria na rotina da mulher. Caso haja suspeita da condição, é essencial buscar um ginecologista para avaliação, confirmação do quadro e início do tratamento adequado.


Nesta sexta-feira (10), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou no Canal Saúde com a médica ginecologista Altina Castelo Branco que falou mais detalhes sobre sintomas e tratamento da endometriose.


Acompanhe a entrevista completa acessando os players abaixo.


 


A ginecologista Altina Castelo Branco falou da relação da endometriose com a infertilidade feminina que pode ser um dos sintomas da doença.


“Quando o problema atinge as trompas pode obstruir ou alterar as trompas, por isso que a doença também vai causando dificuldade para engravidar quando atinge esse tecido” 

 

 Ginecologista Altina Castelo Branco. Foto: Divulgação


A médica Altina Castelo Branco também tranquilizou as pessoas que costumam relacionar endometriose com algum tipo de câncer 


“A chance de um cisto de endometrioma virar um câncer é menos de 1%, então por definição falamos que é uma doença benigna, então é raríssimo que vire um câncer.”


 

Veja também

Afoxé Oxum Pandá celebra 30 anos com novo show neste domingo
SHOW

Afoxé Oxum Pandá celebra 30 anos com novo show neste domingo

Cia. de Teatro da UFPE realiza mini temporada no Teatro Joaquim Cardozo
TEATRO

Cia. de Teatro da UFPE realiza mini temporada no Teatro Joaquim Cardozo

Newsletter